
A Toth Lifecare, startup que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), foi responsável por desenvolver o Easyshock, um Desfibrilador Externo Automático (DEA). O equipamento foi pensado para fazer o atendimento de quem pode vir a sofrer de paradas cardíacas. Ele foi desenvolvido para permanecer em locais com grande fluxo de pessoas (eventos e shoppings, por exemplo).
O DEA fornece recursos avançados aos socorristas, mas também conta com uma facilidade de uso para pessoas que não tem familiaridade com esses equipamentos. “As pessoas leigas recebem instruções em uma tela de sete polegadas, pensada para ser totalmente intuitiva, e por áudios”, explica Eduardo Marckmann, CEO da Toth e mestre em Economia pela PUCRS. Além disso, o aparelho é capaz de fazer a leitura do eletrocardiograma detectando uma arritmia chocável e aplicando a terapia de choque para tratar o paciente.
Desenvolvido em quatro versões em um período de dois anos, o equipamento passou por uma série de testes e de certificações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Toth contou com o apoio do Laboratório de Engenharia de Usabilidade de Produtos para a Saúde (Tecnopuc Usalab), um dos laboratórios do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (IDEIA).
Eduardo Giugliani, diretor do IDEIA, destaca o produto desenvolvido pela startup e relembra da aproximação com a Toth, que se deu logo no ano da inauguração do laboratório, em 2018. “A Toth foi a primeira a se aproximar do Tecnopuc Usalab, enxergando quais eram nossas competências e as possibilidades de atuar em conjunto. O DEA tem um acompanhamento de pesquisa da PUCRS, via pesquisadores que estão vinculados ao Usalab, desde o início. Todos os testes, em etapas muito embrionárias do produto, foram acompanhados pela equipe que atua no Usalab”, explica.
O diretor afirma que o equipamento foi testado dentro do laboratório, simulando variados cenários. Além disso, esse período contou com a participação de um grupo de bombeiros que auxiliaram na fase de testes. “Fizemos testes com esse grupo porque é uma das categorias que utiliza esses equipamentos. Para nós é muito interessante todo esse envolvimento porque foi o primeiro grande projeto que o Usalab se empenhou desde o início”, completa Giugliani.
Tudo sobre o equipamento pode ser conferido no vídeo de demonstração realizado em parceria com a PUCRS. A Toth também faz parte do BioHub, uma iniciativa da PUCRS, através do Tecnopuc, do Instituto do Cérebro, do Hospital São Lucas e das Escolas da Universidade. A atuação do BioHub envolve um conjunto de ações sincronizadas entre as áreas com o objetivo de promover a inovação, conectando talentos e conhecimentos para gerar negócios inovadores em ciências da vida. É o Hub de inovação em saúde da PUCRS, uma teia que conecta e valoriza todas as estruturas e iniciativas da Universidade: academia, laboratórios, empresas, startups, parceiros e mercado.