Startup esteve em Washington apresentando a solução para investidores do mundo todo

A Thummi, integrante do ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), venceu o SelectUSA Investment Summit. A startup representou o Brasil no evento que ocorreu em Washington entre os dias 26 e 29 de junho. O SelectUSA Investment Summit é uma iniciativa liderada pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos e tem o objetivo de facilitar o investimento empresarial na criação de empregos e desenvolvimento econômico do país.
Antes de embarcar para os Estados Unidos, a Thummi participou da competição de startups, seleção nacional, coordenada pelo consulado dos EUA no Brasil. A disputa reuniu mais de 100 startups, na qual a integrante do Parque sagrou-se vencedora. Após a vitória na seletiva nacional, a startup passou para a fase seguinte que ampliava a competição para o hemisfério ocidental. Nessa etapa, cinco negócios foram selecionados, entre as mais de 200 startups, para a final em Washington, entre eles, a Thummi.
Nos EUA, a startup esteve entre os mais de 2000 participantes. “Eram investidores, venture capital e empresas que desejam se instalar nos EUA. Fomos para a final com cinco jurados e saímos vencedores. Uma das coisas que nos impressionou muito foi a capacidade de networking. Nós voltamos com centenas de novas conexões, não só dos EUA, mas da Nigéria, Índia, Hong Kong e com possibilidades de expansão para fora do Brasil”, conta Alessandra Morelle, CEO da startup e alumna da Escola de Medicina da PUCRS.
Para Alessandra, a premiação no SelectUSA é uma forma de reconhecer a proposta da Thummi. “Receber esse reconhecimento de um evento organizado pelo governo americano é de um valor inestimável. Por meio do prêmio, se abrem as portas para a entrada da Thummi no mercado americano. Isso nos dá uma garantia de que vamos ter o apoio necessário para ter sucesso nos EUA. Além, obviamente, de uma visibilidade internacional que é maravilhosa para expandir em outros países”, comenta a CEO.
Alessandra também afirma a importância da presença da Thummi em outros países. “Essa é a visão que temos da Thummi desde o início do nosso trabalho, que é uma solução mundial para pacientes oncológicos, que possa ser oferecida para pacientes com câncer e em qualquer lugar do mundo. Desejamos que as pessoas que tenham câncer pensem que a Thummi está ali para ajudá-las, para dar apoio, acolhimento, segurança e proteção e que isso possa ser feito dentro e fora do Brasil, na América Latina, nos EUA e em qualquer lugar do mundo”, finaliza Alessandra.
Para Rafael Chanin, líder do Tecnopuc Startups, a conquista da Thummi mostra como a proposta da startup vem alcançando o mercado internacional. “Esse resultado mostra a importância da criação de mecanismos para que as startups atuem cada vez mais de forma global. É realmente muito gratificante ver as nossas startups gerando impacto não só no Brasil, mas também em outras partes do mundo”, comenta Chanin.
O aplicativo Thummi
Por meio da ferramenta, o paciente informa o que está sentindo e o algoritmo comunica sobre a possibilidade de algum risco mais grave. Cada efeito adverso comunicado é avaliado e o paciente é notificado sobre o autocuidado e se há necessidade de procurar atendimento médico ou emergência. A plataforma permite fazer o monitoramento do paciente e com isso conseguir dar maior conforto a ele e, ao mesmo tempo, mais assertividade ao tratamento. A plataforma faz registros diversos, como sintomas físicos, humor e listagem de medicamentos. O app segue a tendência da medicina que é monitorar o paciente onde ele estiver, além de facilitar o trabalho da clínica. Desde de janeiro de 2022 o aplicativo é utilizado no Hospital São Lucas da PUCRS e no Hospital de Amor em Barretos, nos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).