Nesta quinta-feira (18), o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) recebeu a visita da comissão do Web Summit, um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e empreendedorismo do mundo. A última edição do Web Summit, que ocorreu no início de novembro em Lisboa, reuniu mais de 1200 startups de diferentes países. O objetivo desse encontro foi mostrar o ecossistema de inovação de Porto Alegre, as ações para o desenvolvimento tecnológico e empreendedor, e o potencial da cidade para a receber um evento como o Web Summit no ano de 2022. Este foi um dos encontros organizados na cidade para recepcionar os executivos do Web Summit, a exemplo das reuniões na Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA), Governo do Estado do RS, no Instituto Caldeira e no Instituto Ling.
O Secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Filho, destaca o privilégio de receber no Tecnopuc a delegação de um dos maiores eventos do planeta. “Temos o desejo de que o Web Summit aconteça em Porto Alegre. É um evento com escala global, e seria uma ótima oportunidade para avançarmos no nosso ecossistema conectado, por meio do Pacto Alegre e Aliança para a Inovação, e de outras ações que estão acontecendo. É muito importante provocarmos o mundo a olhar para Porto Alegre, o Web Summit nos ajuda a fazer isso, nesse momento que ele trará para a nossa cidade pessoas de todo ecossistema global de inovação”.

O Pró-reitor de Relações Internacionais da Unisinos, Alsones Balestrin, que esteve na última edição do Web Summit em Lisboa, reforça que a possibilidade do evento vir para Porto Alegre em 2022 é algo extremamente relevante, não só para a cidade, mas para o estado do Rio Grande do Sul e para o país. “Realizar o Web Summit em Porto Alegre significa colocar o estado no mapa global de inovação e empreendedorismo. É um movimento fantástico para unir os esforços das empresas, universidades e o poder público com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”.
O Executivo de Negócios da 4all Hub de Tecnologia, Tiago Ribeiro, foi um dos líderes da reunião com os representantes do Web Summit e ressalta que esse encontro coloca mais uma vez a cidade em evidência no cenário internacional. “Sem dúvida, reforça a estratégia do governo do Estado que, com apoio da prefeitura, colocou esses temas no centro da pauta demonstrando muita vontade de fazer acontecer. E tudo isso suportado por um ecossistema ativo e alinhado de uma forma ímpar como nunca tivemos. Vivemos realmente um momento especial. Acabamos de comemorar a conquista de um grande evento como o South Summit, previsto para março do próximo ano, e com certeza vem mais notícias boas por aí”.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e Tecnopuc, destacou a presença dos representantes dos ecossistemas locais de inovação, dos secretários estaduais e municipal, Cláudio Gastal, Luis Lamb e Luiz Carlos, bem como de diversos empresários da área de tecnologia da cidade, como Letícia Batistella (Procempa), Fred Renner (AnLab), César Paz (Ecosys), Wilson Marchionatti (UOL), Eduardo Peres (DB Server), Paulo Beck (Grow), Rogério Timmers (HPE), Israel Mendes (Aquiris), Alexandre Andrade (GetNet Santander), Júlio Leão (Ensílica) e o CEO da Ensílica inglesa, Ian Lankshear.
Durante a visita, os representantes conheceram ambientes do Tecnopuc e as empresas e executivos da GetNet Santander, 4all Hub de Tecnologia, HPE, DB Server e Aquiris Game Studio. O empresário José Renato Hopf, da 4All, ofereceu um churrasco para os participantes, seguida da vista aos ambientes do Parque e de empresas instaladas. A visita ao Parque foi conduzida pelo líder da área do Tecnopuc Startups, Rafael Chanin.

Mais sobre o Web Summit
É uma empresa de Dublin, Irlanda, que realiza eventos em todo o mundo: Web Summit em Lisboa e Tóquio, Collision em Toronto e RISE em Hong Kong. Neste ano, o evento teve como missão conectar startups e empresários com o ecossistema empreendedor de Portugal que figura entre os melhores da Europa.