Tecnopuc é destaque na pesquisa Marcas de Quem Decide

Em um ano em que a ciência, o desenvolvimento e a inovação se mostraram fundamentais para o enfrentamento de pandemias e de outras questões mundiais, a missão de ser um ecossistema de inovação vetor de transformação da sociedade ficou ainda mais forte no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Uma das consequências de todas as ações realizadas até hoje é o reconhecimento na pesquisa Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio. O Parque está entre as marcas favoritas na categoria Marca Gaúcha Inovadora. A PUCRS é a marca líder na lembrança e na preferência de gestores de negócios e altos executivos do mercado gaúcho na categoria Ensino Superior Privado; líder na lembrança na categoria Ensino a Distância; e líder na preferência na categoria Ensino de Pós-Graduação. Além disso, parceiros relevantes do Parque receberam destaque na Pesquisa: Marcopolo, Sebrae, Randon, Sicredi, Unimed, Banrisul e Braskem.

A 23ª edição da pesquisa é reconhecida no mercado gaúcho como instrumento fundamental de dados, ideias e reflexões que auxiliam as empresas durante o ano todo. A edição de 2021 faz alusão ao nascer do sol, que simboliza a reinvenção das marcas e o início de um novo tempo para a economia. Realizada pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Qualidata, a pesquisa é a única que mede tanto a lembrança, quanto a preferência de um público seleto: gestores de negócios e altos executivos do Rio Grande do Sul. Com isso, apresenta o panorama completo das marcas que estão na mente e no coração do público em 71 setores da economia e 4 categorias especiais (Proatividade na Pandemia, Grande Marca Gaúcha do Ano, Marca Gaúcha Ambiental e Marca Gaúcha Inovadora).

A Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flávia Fiorin, sintetiza: “O resultado é um reconhecimento importante do esforço de cada integrante do Tecnopuc em manter nossa missão ativa mesmo em tempos adversos. Assim como o tema da pesquisa de 2021, que remete ao nascer do sol, o Tecnopuc se reorganizou diante da crise global e concentrou esforços para atender às iniciativas da sociedade em prol do combate à pandemia. É um orgulho receber esse reconhecimento, que só mostra que o caminho certo é aquele que vai em direção ao impacto positivo e a transformação da sociedade”.

O Tecnopuc

Atualmente, o Parque conta com mais de 178 organizações integrando o ecossistema, e mais de 90 são startups. Além disso, são mais de 6.200 pessoas envolvidas, e mais de 150 conexões com ambientes de inovação no Brasil e no mundo. Desde 2003, o Parque já apoiou o desenvolvimento de mais de 300 startups. Empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria Instituição estão sediados nos três sites: em Porto Alegre, Campus Central e no Hub de Saúde, e em Viamão, ambos no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil.  As organizações atuam em quatro áreas: Indústria Criativa, Tecnologia da Informação e Comunicação, Ciências da Vida, Energia e Meio Ambiente.

A inovação no Tecnopuc acontece a partir de três pilares norteadores: inovar e transformar, ser conectado e global, ser leve e rápido. A partir da criação de um ambiente de trabalho colaborativo que fomenta o empoderamento e iniciativa de todos os integrantes do time, o alinhamento das iniciativas acontecem por meio reuniões periódicas entre (líderes e integrantes de comitês estratégicos), e processos previamente estabelecidos, incluindo intenso processo de comunicação entre as áreas.

Ações em 2020

Com o objetivo de apoiar iniciativas de combate à pandemia, o Tecnopuc utiliza seus laboratórios para a produção de escudos faciais do tipo face shield e para o apoio ao desenvolvimento de projetos e produtos, por meio dos laboratórios Tecnopuc Crialab, Tecnopuc FabLab e Tecnopuc UsaLab.  Para atender às demandas da sociedade, a capacidade de produção do IDEIA foi ampliada através de doações de impressoras 3D das Escolas de Ciências da Saúde e da Vida e da Escola Politécnica, Tecnopuc Crialab e HP, além do estabelecimento de parcerias com Unimed, Projeto GRU, Taurus, Stihl, Grendene, Senge, Brasken, Laerdal Medical, BIA, IBASE e Randon.

  • Face Shields entregues: 17.500
  • Face Shields produzidos nos labs: + 9.000
  • Doações de parceiros: + 8.000
  • Entidades beneficiadas: 130 (unidades sociais, hospitais, residenciais geriátricos e unidades de saúde)

Também ocorreu um esforço de comunicação para dar visibilidade a iniciativas empreendidas por startups e demais organizações integrantes do ecossistema de inovação da PUCRS com o propósito de conectar oportunidades e ampliar impacto das ações, de forma relacionada ao contexto da pandemia. De março de 2020 a setembro de 2020 foram identificadas 20 ações promovidas por startups direcionadas exclusivamente à pandemia, entre elas: Medição de temperatura à distância, protocolo de triagem Covid-19, teleatendimento e higienização e desinfecção de ambientes.

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!