Alunos do 9º ano e do ensino médio receberam mentorias para criar soluções para os desafios da educação

Entre os dias 22 e 23 de setembro, cerca de 40 alunos do Colégio Marista Rosário, a partir do 9º ano do ensino fundamental até o final do ensino médio, participaram do Skilled Innovation – Primeira Maratona Criativa Rosariense. A competição, organizada pela equipe de Tecnopuc Startups e pela coordenação de tecnologia, inovação e internacionalização do Marista Rosário, teve o objetivo de aproximar os alunos dos conceitos e iniciativas empreendedoras, por meio de uma competição de soluções para problemas da educação.
As atividades iniciaram com as boas-vindas da equipe. Jorge Audy, superintentende de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc e ex aluno do Colégio Rosário, tratou sobre as Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com os estudantes. A abertura do evento também contou com a participação dos coordenadores do EduX, hub de educação do Tecnopuc. Silvio Langer tratou sobre o futuro da educação. Em seguida, Abner Freitas, CEO da Hopeful, falou sobre sua experiência com a startup.
No sábado, nem a chuva espantou os participantes, que revezaram momentos de aprendizado com os encontros nos seis grupos. Soluções que envolviam situações como iniciação à educação sexual, infraestrutura de escolas, leitura de livros, atividades extracurriculares e aulas de reforço. Ao final, os seis grupos fizeram seus pitchs para a banca, formada por Jorge Audy, Flavia Fiorin, gestora de operações e negócios do Parque, Karen Sica, professora da Escola de Comunicação, Artes e Desing e uma das coordenadoras do EduX, Carla Spagnolo, coordenadora pedagógica na PUCRS, e Flaviano Gastão Júnior, publicitário e especialista em gestão de pessoas.
O projeto BAaSE, plataforma de educação sexual, foi a ganhadora da Maratona. Como prêmio, o grupo garantiu uma das vagas no Startup Garage do próximo semestre. Juliana Fischborn, aluna do 1º ano do ensino médio e integrante do grupo vencedor destacou a participação na Maratona. “Foi muito diferente pela liberdade criativa que foi ofertado, principalmente pelo apoio dos mentores no desenvolvimento do projeto. Um dos aprendizados, foi desenvolver o dinamismo na formulação de ideias e tornar atrativo para os outros”, completa Juliana. Os projetos WebEduca, plataforma de aulas de reforço, e a BookMate, atividades extracurriculares, que conquistaram o segundo e terceiro lugar, vão receber mentorias de Jorge Audy.
Segundo Amanda Nascimento, coordenadora de tecnologia, inovação e internacionalização, o evento aproxima os alunos do ecossistema de inovação. “Com uma programação intensa, trazendo problemas reais que afetam a educação, colocando-os como protagonistas no desenvolvimento de soluções. Isso favorece a integração dos alunos que foram formados por diferentes anos de ensino”, completa Amanda.