
O Tecnopuc CriaLab, Laboratório de Criatividade do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), e a Viaflow, parceira no projeto, receberam a premiação do Brasil Design Award, prêmio que visa reconhecer e divulgar os trabalhos desenvolvidos por designers no Brasil. O projeto premiado se chama Cosourcing: um novo olhar para outsourcing conectando pessoas e transformando negócios, e chegou por meio do Voto Popular na categoria Design de Serviço.
Ana Berger, líder do Tecnopuc CriaLab, comemora a premiação destacando o reconhecimento da contribuição do Parque para o desenvolvimento de negócios integrados ao ecossistema. “Por meio de diferentes ferramentas, o Tecnopuc dá suporte para que as empresas se transformem em empreendimentos competitivos. Aliar a criatividade e a visão estratégica é um desses mecanismos, que tende a encontrar soluções que agreguem valor aos negócios. Empresas, por meio de seus produtos e serviços não devem apenas antecipar mudanças, mas conduzi-las. Para isso podem contar com o Tecnopuc. A premiação também é uma oportunidade de celebrar a Viaflow, que tem se destacado em seu mercado de atuação”, comenta.
Graziele Rossato, CEO da Viaflow, conta como foi para a equipe receber a premiação. Para ela, o prêmio é sinal de reconhecimento e incentivo para criar e evoluir nos serviços oferecidos. “Realmente não esperávamos receber a premiação com tantos projetos legais de grandes empresas que estavam concorrendo. Parece simples e óbvio, mas quem dita o mercado e suas tendências não são as empresas, mas as pessoas. A Viaflow é uma boutique de tecnologia e se posiciona cada vez mais como parceira e conselheira do seu ecossistema”, explica.
Para Flávia Fiorin, gestora de Operações e Empreendedorismo do Parque, a premiação também reconhece as conexões promovidas pelo Tecnopuc. “Recebemos com muito entusiasmo a premiação do projeto desenvolvido pelo CriaLab com Viaflow no Brasil Design Award. O reconhecimento evidencia o propósito do nosso ecossistema em promover um ambiente de negócios conectado à criatividade, inovação, pessoas e impacto. É um exemplo de sucesso da sinergia que buscamos continuamente”, conclui.
Sobre o Cosourcing
O Cosourcing é a evolução do modelo tradicional de outsourcing, termo em inglês usado para representar o ato de terceirizar. Este novo modelo é destinado aos profissionais de TI e visa obter maior colaboração no relacionamento entre Viaflow, cliente e profissional. “O legal de tudo é que percebemos que mesmo um serviço tão antigo como o outsourcing pode ser reinventado e ser entregue em um outro formato que gere maior valor para todos, tanto empresa quanto os profissionais contratados. Isso é inovação, foi praticamente revisitar o modelo de outsourcing e suas deficiências”, destaca Graziele. A CEO explica que o Cosourcing chega para deixar as relações mais humanizadas, trazendo mais resultado e satisfação entre as partes envolvidas. “Sempre tivemos a preocupação de ouvir os nossos clientes e acompanhar o mercado e percebemos que era hora de mudar”, conclui Graziele.
O novo modelo de outsourcing foi desenhado a partir de um processo de cocriação. Foram realizadas sessões de Design Thinking organizadas nas etapas de pesquisa, definição, ideação e consolidação. O Projeto foi desenvolvido junto a colaboradores da empresa, clientes e colaboradores externos. “O Cosourcing se diferencia por ter características de consultoria no entendimento dos processos e a cultura do cliente, por fazer uma gestão do conhecimento viva, estratégica e colaborativa, por ser preditiva e assertiva na contratação e oferta de profissionais. Este modelo atende às necessidades da empresa cliente ao selecionar profissionais com perfis compatíveis com seu negócio e cultura. Também atende às necessidades do profissional ao acompanhar sua performance e carreira, aumentando seu nível de satisfação e de pertencimento à identidade corporativa”, explica Ana.