
Duas vezes ao ano, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) promove uma rodada de encontros com investidores, aceleradoras e corporações. O objetivo desse encontro é fazer com que as startups possam realizar conexões e receber feedbacks sobre o negócio, além de poder conquistar futuras oportunidades de investimento.
Conhecido como Speed Dating, a iniciativa é destinada exclusivamente para as startups do programa de desenvolvimento do Parque. Antes do encontro, o participante passa por exercícios de preparação de pitch, com a finalidade de treinar a apresentação.
O Speed Dating é realizado em dois momentos principais, um dedicado à preparação, onde os empreendedores desenvolvem materiais e , e outro dedicado a rodadas de negócios. Durante o segundo momento, cada startup tem a oportunidade de se reunir com investidores de diferentes organizações e backgrounds.
A última rodada contou com a presença de cinco negócios que integram o ecossistema. A Value Care, a Indusmart, a Sort-e, a Maya Health e a Nafisio estiveram participando do encontro.
Confira o que as startups participantes do último encontro acharam sobre o Speed Dating:
Sort-e: “O Speed Dating foi fantástico. Foi importante porque estamos no meio de uma mudança de modelo de negócio, então ele serviu para testarmos a apresentação aos investidores. Recebemos muitos feedbacks interessantes durante e após a apresentação. Mantemos contato depois do Speed Dating com algumas pessoas, e tem sido maravilhoso, não só pelo feedback, mas também pela rede de networking.Foi muito impactante para nós essa participação porque nenhuma pessoa do time é especialista em comunicação, então foi uma oportunidade para treinarmos nosso pitch e a nossa fala. É uma experiência necessária para crescer e amadurecer como startup.”, Kauê Pelegrini, CEO da Sort-e.
Indusmart: “O Speed Dating foi uma ótima maneira de nos conectarmos com empresas e investidores. Com os encontros virtuais, a equipe da PUCRS criou uma dinâmica muito boa e organizada. As reuniões nos permitiram melhorar nosso pitch, identificar novas oportunidades de negócio e melhoria do nosso produto”. Cristiano Priotto, sócio administrador da Indusmart.
Maya Health: “Participar do Speed Dating foi incrível. Tivemos a oportunidade de conversar com mestres de investimentos e receber feedbacks muito úteis para a nossa startup, mesmo sendo em reuniões de 20 minutos. Queremos agradecer ao Tecnopuc por nos proporcionar esses momentos de troca, é muito importante. Mesmo fora do Parque, são momentos como esse que nos fazem sentir mais próximos.” Laura Maya, UX designer da Maya Health.
Value Care: “A nossa experiência com o Speed Dating foi muito boa. Foi construtivo, tanto do ponto de vista de elaboração do pitch e da apresentação, quanto na parte de colher feedbacks de outros empreendedores e aceleradoras. Percebemos pontos bem frágeis da nossa startup e também vimos os pontos fortes dela. Acredito que é um momento bem significativo e que agrega bastante.” Josiane França John, co-founder da Value Care.
Nafisio: “Fui participar sem muitas expectativas, sem saber como seria, mas essa série de mentorias foram essenciais para pivotar a ideia. Estava com uma solução que atendia duas pontas do mercado e tentando solucionar dois problemas ao mesmo tempo. O que eu não consegui resolver em um ano, eu consegui ter nessa semana de Speed Dating, foi fantástico. Tive uma clareza muito maior de como deve ser a estrutura de um pitch. O Speed Dating me preparou para ficar frente a frente com os investidores, sem medo. Sem esse encontro eu estaria há vários passos atrás.” Felipe Delavi, CEO e fundador da Nafisio.