Startup Garage abre inscrições para a 13° edição: conheça a história de quem já participou do Programa

Há oito anos o Programa de Modelagem de Negócios do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) vem impactando a vida de quem sonha em ter o próprio negócio. Em 12 edições, o Startup Garage ajudou a desenvolver cerca de 300 startups, e mais de 800 empreendedores passaram pelo Programa. As inscrições para a edição já estão abertas: acesse o site e inscreva-se. 

Durante dois meses os participantes recebem mentorias, workshops, palestras e trocam experiências com profissionais do mercado de empreendedorismo e inovação, todas as informações podem ser conferidas no edital. Entre os 300 negócios que já passaram pelo Garage, muitos continuam no Parque ampliando ainda mais as conexões e se desenvolvendo no mercado. Esse é o caso da Mais Bonita Todo Dia, da Nutrório, da OvinoPro, da How.ai, e da Sort-e, que hoje contam sobre a trajetória inspiradora no Programa e dos benefícios de ser membro do Tecnopuc. 

Mais Bonita Todo dia venceu a 11° edição 

Airton Soares, formado pela Escola de Comunicação de Artes e Design – Famecos, é cofundador da Mais Bonita Todo Dia.

A Mais Bonita Todo Dia nasce com o objetivo de conectar os melhores profissionais de beleza e saúde às interessadas pelo serviço. Voltado ao público feminino, o negócio identificou a dificuldade das mulheres na busca por profissionais que pudessem oferecer um trabalho de qualidade. 

Atualmente, a equipe é formada por quatro pessoas. Airton Soares, formado pela Escola de Comunicação de Artes e Design – Famecos é cofundador e diretor de marketing, Patricia Lucero, também é formada pela Escola é a cofundadora e diretora de digital, Juliano Renz, diretor de criação e web designer, e Elias da Rosa, responsável pelo setor financeiro e de expansão. 

Para o time, participar do Programa garantiu que a equipe revisitasse alguns pontos do negócio que já estava no mercado. “O Garage possibilitou o acesso a pessoas dispostas a ajudar e a contribuir na solução dos problemas. Ganhamos acesso a um ambiente que transborda inovação e negócios. Conhecemos melhor nossos clientes, suas dores e o que devemos fazer para atender as expectativas dos diferentes públicos. Sem dúvida, nos fez ter ainda mais confiança, coragem e motivação para fazer o negócio acontecer. Ter acesso a tanto conhecimento e a tantas pessoas especiais, com certeza, é fundamental para qualquer startup”, destaca Airton. 

Nutrório chegou a final da 11° edição

Nutricionistas Paloma Cogo e Vitória Goulart, formadas pela Escola de Ciências da Saúde e da Vida, integram time da Nutrório.

A startup da área da saúde pretende inovar no questionário pré-consulta. O negócio surgiu por meio de experiências vivenciadas pelos próprios integrantes da equipe. De acordo com o time, a ideia foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma das integrantes. Com o desenvolvimento do TCC, as motivações de transformar o conteúdo em um negócio foram ganhando força. Atualmente a Nutrório é formada pelas nutricionistas Paloma Cogo e Vitória Goulart, formadas pela Escola de Ciências da Saúde e da Vida, pela professora da Escola e nutricionista Rafaela Caron e pelo engenheiro civil Rafael Goerg.

A ideia é facilitar a proximidade do paciente com o profissional nutricionista, redirecionando o foco da primeira consulta de acordo com as informações fornecidas no questionário.

Para o time, o Startup Garage foi o que moldou o negócio que hoje integra o ecossistema. “Aprendemos sobre o mundo das startups e que as ideias de negócios são moldáveis e sempre podem melhorar. Quando fomos selecionadas, ficamos incrivelmente felizes e chegar entre as dez startups finalistas foi um marco na nossa trajetória. Foi incrível! Nos mostrou o quanto somos capazes e como as nossas ideias podem revolucionar a nossa profissão”, destaca Paloma. 

OvinoPro foi a campeã em 2019

Carlos Eduardo Thiesen, membro da equipe da OvinoPro, apresentou o pitch do negócio na Pitch Week.

A startup é um software de gestão de rebanho e controle financeiro. Por meio de uma plataforma e aplicativo, hoje o negócio atende cerca de 120 clientes espalhados em 15 estados do Brasil. Fora do País, a OvinoPro já conquistou clientes no Uruguai, Paraguai, Chile, Colômbia e Portugal. Hoje o time é formado por três pessoas, Carlos Eduardo Thiesen e Silas Greca integram a equipe da startup junto com Adriano Pereira, formado pela Escola Politécnica e CEO da OvinoPro.

O empreendedor conta que a experiência familiar na fazenda o fez buscar por consultorias em controle de rebanhos de ovinos. “Cheguei na consultoria para saber como fazia para produzir cordeiros e saí de lá com ideia de como produzir um software que ajudasse nesse controle”, lembra Adriano.

Para o CEO, participar do Garage foi o pontapé para que a ideia se tornasse um negócio. “Participar do Garage é importante para colocar a ideia em prática. Ali saímos de dentro do escritório e vamos conversar com as pessoas mesmo, é um empurrão. E agora estamos aqui, dentro de um dos maiores polos tecnológicos do Brasil, fazendo conexão e conhecendo muitas pessoas”, ressalta Adriano. 

How.ai foi finalista da 10° edição

Graciane Radaelli, formada pela Escola de Ciências da Saúde e da Vida , é a CEO e founder da startup.

A startup é uma plataforma que tem o objetivo de recrutar e incluir voluntários em pesquisas clínicas. A ideia do negócio surgiu a partir do gap identificado na pesquisa de Graciane Radaelli, formada pela Escola de Ciências da Saúde e da Vida e CEO e founder da startup. De acordo com a CEO, que também é pesquisadora no Instituto do Cérebro (InsCer), existe uma dificuldade na inclusão de pacientes nas pesquisas clínicas. O negócio iniciou durante o cenário da pandemia, quando houve uma redução no recrutamento de participantes para as pesquisas clínicas desenvolvidas no Brasil. 

Pensando nisso, a How.ai foi projetada para ser um catalisador na conectividade entre os voluntários que gostariam de ingressar nas pesquisas clínicas. Para isso, por meio de Inteligência Artificial, a startup entrega uma plataforma que ajuda no  recrutamento e seleção desses pacientes. Radaelli ressalta a experiência de participar do programa e destaca o desenvolvimento e evolução do negócio.  “O que posso destacar nHow.ai foi finalista da 10° edição 

o programa foi o networking com o universo das startups, até aquele momento eu nunca havia vivenciado. Tivemos uma enorme visibilidade e projeção do nosso negócio dentro do ecossistema, além de conhecer pessoas fantásticas que até hoje acompanham e/ou são mentores da nossa startup”, conta a CEO. 

Sort-e surgiu em 2019 no Startup Garage

Kauê Pelegrini, membro do time da Sort-e, startup que participou do Garage em 2019.

A startup tem como objetivo promover a sustentabilidade a partir do descarte de lixo. A proposta do negócio é engajar pessoas e empresas com o intuito de incentivar cada um a ser mais consciente em relação ao descarte dos resíduos. Um dos fundadores, Kauê Pelegrini, destaca que o problema sempre chamou sua atenção enquanto cursava engenharia ambiental. “Desde aquela época eu me questionava o porquê disso. Em meados de 2015, eu comecei a pesquisar mais sobre o assunto. Mas, somente em 2019, no Startup Garage, que eu decidi começar a tirar as ideias do papel. Foi lá que conheci o Osmar, um dos meus sócios, que foi quem trouxe ideias complementares às minhas e que me ajudou a tirar a Sort-e do papel”, comenta Kauê. 

Hoje a startup é formada pelo Kauê e por outras seis pessoas, Osmar Gomes, formado pela Escola de Negócios, Marcelo Rodrigues, graduado pela Escola Politécnica, Bruno Pavan, Joel de Conto, João Paulo Buchholz e Andrei Costa complementam o time. 

Para a Sort-e, o Garage foi o impulso para que o negócio saísse do papel.O que eu mais gostei do Programa foi o mundo novo que se abriu para os meus olhos. Para quem tem uma ideia de negócio que sempre quis colocar em prática, não pense duas vezes, participe do Garage”, completa Kauê. 

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!