A Thummi, startup que desenvolve um aplicativo que contribui para o tratamento de pacientes com câncer, representará o Brasil no SelectUSA Investment Summit, que acontece no mês de junho em Washington. A iniciativa, liderada pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, tem como objetivo facilitar o investimento empresarial na criação de empregos e desenvolvimento econômico do país.

A participação da Thummi no SelectUsa é resultado da vitória na competição de startups, promovida pelo consulado americano no Brasil, que recebeu inscrições de mais de 100 startups de todo país. “É uma grande honra representar o Brasil em um evento internacional que conecta o ecossistema dos Estados Unidos, e ainda ter a oportunidade de receber investimentos para melhorar nossa solução”, ressalta a Doutora Alessandra Morelle, CEO da startup e alumni da Escola de Medicina da PUCRS. Alessandra também destaca a oportunidade de participar de um evento internacional e o propósito da solução que a Thummi oferece. “Acreditamos que o acompanhamento diário de pacientes com câncer pode efetivamente melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Estamos trabalhando para resolver um ‘gap’ que existe hoje na saúde. Buscamos conectar as equipes de saúde e os pacientes no dia a dia. Também entendemos que esse processo está em plena mudança e que novos modelos de entrega de saúde e de valor em saúde estão surgindo”.
Para o líder do Tecnopuc Startups, Rafael Chanin, é gratificante acompanhar o impacto das startups do Parque não só no ecossistema local, mas também no cenário global. “A Thummi faz um trabalho espetacular dentro de um contexto muito sensível, que é apoio a pacientes com câncer. Ficamos muito felizes em saber que a startup venceu mais este desafio e está gerando um impacto muito significativo na sociedade”, destaca.
Essa não é primeira vez que a startup participa de uma iniciativa internacional. Em 2021 a Thummi foi reconhecida no programa de aceleração da Velocity TX. A organização sem fins lucrativos faz parte do Texas Research & Technology Foundation e ajuda startups de biociência a lançar soluções para mudar e salvar vidas no mundo inteiro.
Como funciona o aplicativo Thummi
O paciente reporta o que está sentindo por meio do aplicativo e o algoritmo informa sobre o risco de que algo mais grave possa estar ocorrendo. Cada efeito adverso comunicado é avaliado e o paciente é notificado sobre o autocuidado e se há necessidade de procurar atendimento médico ou emergência. A plataforma permite fazer o monitoramento do paciente e com isso conseguir dar maior conforto a ele e ao mesmo tempo mais assertividade ao tratamento. Por meio do Thummi, é possível fazer registros diversos, desde os sintomas físicos até humor e a listagem de medicamentos. O app segue a tendência da Medicina que é monitorar o paciente onde ele estiver, além de facilitar o trabalho da clínica. Desde de janeiro de 2022 o aplicativo está sendo usado no Hospital São Lucas da PUCRS e no Hospital de Amor em Barretos em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).