
Melhorar a comunicação no ambiente de trabalho utilizando tecnologia. Esse é objetivo da Sqed, startup que integra o nosso ecossistema desde o segundo semestre de 2021. Fundada por ex-executivos da HP/HPE e ex-executivos de agência de publicidade e de Recursos Humanos, a startup desenvolve soluções para comunicação interna nas empresas, por meio de uma plataforma que conecta pessoas e conteúdo.
Segundo o CEO da startup, Luís Fernando Saraiva, a plataforma ajuda a conectar as pessoas da empresa e até de fora dela, com ou sem conhecimento técnico. “Com isso, podemos dar acesso aos conteúdos internos em tempo real de acordo com os interesses de cada um”. A partir das experiências em setores de RH, comunicação e TI, os sócios modelaram a plataforma para que fosse muito rápida na criação de espaços de conteúdo. O cofundador da Sqed, Rogério Timmers, explica que “fazer isso em minutos e sem precisar da área de TI era o desafio para que a plataforma pudesse atingir qualquer porte de empresa”.
A tecnologia para a solução trouxe a possibilidade para as pessoas escolherem aquilo que queriam consumir, permitindo fugir dos excessos causados pelos e-mails e chats. “Sempre penso que a Sqed pode fazer diferença na vida das empresas e principalmente das pessoas que trabalham nelas. O aprendizado permanente transformou-se em cultura e permitiu um entendimento cada vez maior sobre as dores da comunicação interna. No momento em que o mundo se transformou, a forma de comunicar mudou, e muito em virtude do modelo de trabalho híbrido o que, no final das contas, gerou para a Sqed uma oportunidade em termos de plataforma de CI”, comenta Vanderlei Longoni, sócio da startup.
Atualmente o negócio trabalha no aprimoramento da plataforma para mapear as diferentes características das pessoas e como se comunicam no seu ambiente de trabalho. “A tecnologia precisa ajudar a todos sem distinção, com simplicidade, agilidade e inteligência para que as pessoas se desenvolvam, tenham acesso a oportunidades e com isso tornem-se mais engajadas e produtivas”, completa Saraiva.