
A WebMed, startup que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) atua por meio de uma plataforma inovadora tecnológica. A ferramenta gera resultados para os projetos, como o exemplo do rastreamento de pacientes com potencial de risco aumentados para o câncer de mama, melanoma, reumatologia, oftalmologia, neurologia, e várias áreas terapêuticas. Um dos objetivos da iniciativa é mudar o panorama da saúde mais rapidamente, proporcionando às mulheres uma chance de participar desse programa e aumentar as chances de cura e diagnóstico precoce. A Webmed faz parte do HealthPlus Innovation Center (HPIC), uma parceria da Grow+ e do Biohub PUCRS.
A Novartis, uma das clientes da startup, tem sido pioneira com foco na jornada digital de pacientes. A inovação digital tem o potencial de mudar a maneira como os pacientes procuram e recebem atendimento. Em outubro, a startup lançou um dos projetos da solução para rastrear pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) na região sul do Brasil, em breve expandindo para todo País.
A WebMed tem explorado o que será um futuro centrado no paciente e digitalmente habilitado. A startup é mais uma aliada da prevenção e tratamentos de saúde, é o que explica César Menezes e Luciano Lorenz, empreendedores e sócios na WebMed. Acelerada pela Grow+, a Webmed é uma das integrantes do Tecnopuc e do Instituto Caldeira. O negócio foi responsável por desenvolver projetos para pacientes em 11 áreas terapêuticas. Por meio da solução, as pessoas são estimuladas a participar de questionários de screening para avaliar o potencial de risco nas patologias alvo, e são conectadas ao sistema de saúde e serviços especializados. Atualmente a startup conta com mais de 60 clientes, incluindo Novartis, Bayer e Pfizer.
