Solução da Soha integra primeiro protótipo de micro-ônibus autônomo da América do Sul

Veículo da Marcopolo reduz consumo de combustível e emissão de poluentes

O veículo conta ainda com um computador de processamento de dados e um conjunto de sensores. Foto: Divulgação Marcopolo

A Soha, startup integrante do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), é uma das participantes no projeto do primeiro protótipo de micro-ônibus autônomo da América do Sul. Esse projeto é resultado de dois anos de estudos, em parceria com empresas nacionais, e integrou o modelo Volare Attack 8, da Marcopolo, para operar de forma completamente autônoma, sem a necessidade de intervenção ou monitoramento remoto.  

O micro-ônibus tem capacidade para 21 passageiros e conta com um sistema robótico para trafegar de maneira autônoma em situações específicas, como circuitos fechados de baixa velocidade. No projeto, a Soha foi a responsável pelo sensoriamento de ocupação e uso de cinto de segurança. “Trazemos para esse negócio algo novo. Além do sensoriamento e sinto de segurança individualizado para cada poltrona, temos um sensor livre de fios que facilita a instalação em frotas já rodantes, esse foi um diferencial”, explica Renan Signor, co-founder da startup.  

Toda a parte de sensoriamento foi realizada em conjunto com a Lume Robotics, startup brasileira de mobilidade autônoma.  A solução desenvolvida pela Soha e que integra o projeto da Marcopolo é chamada de Saving, destinada ao mercado de transporte rodoviário, escolar e de carga para controle do uso de cinto de segurança. Com a solução, o veículo da Marcopolo conta com um sistema inteligente de controle de ocupação de passageiros. 

O período de testes do protótipo iniciou em dezembro de 2022. O sucesso da etapa resultou na primeira avaliação em ambiente operacional, em março, na siderúrgica Arcelor Mittal Tubarão, que se tornou cliente-parceiro testador.  

Sobre a Soha 

A startup foi fundada em 2014 e iniciou a operação no Tecnopuc no ano seguinte. Desde 2019 a startup se posiciona em projetos de Internet das Coisas (IoT). De acordo com Renan, a startup passou a assumir projetos de desenvolvimento de software e hardware. Atualmente a equipe está focada em produtos de transporte e mobilidade.  

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