Segunda edição do Dev The Devs conecta ecossistemas da região sul

Iniciativa do Tecnopuc e BRDE tem apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF)  e beneficiará 2.100 estudantes

Será lançada nesta terça-feira (16) a segunda edição do programa Dev The Devs. Esta edição conta com a participação de toda a região sul e disponibiliza 2100 vagas aos alunos de ensino médio, distribuídas igualmente entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

De 16 a 28 de agosto o Dev The Devs recebe inscrições através do site da iniciativa.  O curso terá a duração de quatro meses, em formato online e totalmente gratuito. Para se candidatar a uma das vagas, o estudante precisa estar cursando o ensino médio da rede pública do seu estado, ter mais de 16 anos, acesso a internet e um computador.

O Dev The Devs é uma iniciativa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O Programa é desenvolvido pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), e conta com o apoio das secretarias estaduais de educação do RS e de SC, com o Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec), com a REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação), com o PUCRS Carreiras, com a ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia, com o HOTMILK | Ecossistema de Inovação PUCPR e com a Junior Achievement RS.

Daniela Carrion, community manager do Tecnopuc e coordenadora do Programa, destaca a importância da ampliação do Dev The Devs. “Lançar a segunda edição do Dev the Devs nos três estados é um motivo de muito orgulho, porque evidencia a relevância da formação profissional dos jovens para o desenvolvimento econômico e social, não apenas no Rio Grande do Sul, mas também em outras regiões do País. Só é possível ampliar iniciativas como o Dev the Devs atuando de forma ecossistêmica e agregando parceiros estratégicos. Foi o que construímos com uma equipe formada por mais de 12 instituições”, completa Daniela. 

O Dev The Devs oferece conteúdos sobre conceitos de computação, funcionamento da internet e impacto na programação de sistemas, assim como ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas para web. As aulas iniciam em 5 de setembro e devem se estender por 4 meses. A cada semana, serão trabalhados novos módulos com conteúdos voltados à formação técnica dos estudantes.

Para Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, as expectativas para a segunda edição são grandes. “Nós vamos formar mais de 2.100 jovens do ensino público estadual dos três estados como desenvolvedores. Então é um processo de formação com foco no desenvolvimento que atende uma demanda enorme que existe no nosso mercado por profissionais nesta área. Essa é uma parceria muito importante que, a partir desse ano, vai estar no contexto do +praTi, uma ação de um grupo de empresários aqui do Rio Grande do Sul junto a Assespro-RS. É uma formação complementar, mas fundamental”, afirma Audy.  

Além da formação, o Programa também conta com atividades que irão aproximar o estudante do mercado de trabalho. A cada semana, haverá encontros online com a participação de profissionais de instituições parceiras e dos ecossistemas de inovação. 

Um dos parceiros para essa edição do Dev The Devs é a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Para Moacir Marafon, vice-presidente de talentos na Acate, a ação é uma oportunidade para a geração de talentos na área.  “A expectativa da Acate para o Dev The Devs em Santa Catarina é que ele contribua para fortalecer a nossa jornada de formação de talentos para tecnologia. Trata-se de um projeto inclusivo, com 50% das vagas para meninas. Ao todo, são 700 estudantes do ensino médio da rede estadual que poderão ser impactados e começar as suas carreiras num setor com tantas oportunidades”, completa o vice-presidente. 

Segundo Lisiane Astarita, gerente de planejamento do BRDE no Paraná, o Programa é uma oportunidade de conexão entre os jovens e os ecossistemas da região sul. “A minha expectativa é despertar nos jovens que participarem do programa o interesse pelo universo da TI. Os estudantes terão excelentes oportunidades de conexão com os parques tecnológicos do Paraná, com as empresas de tecnologia e com o mercado de trabalho”, comenta Lisiane. 

Na primeira edição, o Dev The Devs foi realizado na rede estadual do RS. Mais de 2.300 estudantes, de 450 cidades diferentes, se inscreveram nas mil vagas disponibilizadas no ano passado, sendo 50% para meninos e 50% para meninas. Deste universo, 455 estudantes concluíram todas as etapas do curso e receberam certificados no mês de junho. Confira o vídeo da cerimônia aqui.

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!