Solução receberá integração com software de empresa de robótica

A empresa gaúcha Instor Projetos e Robótica, integrante do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), enviará, no dia 26 de junho, para a França, o robô Tupã EX, desenvolvido para o mercado de petróleo e gás e certificado em ambientes explosivos.
O robô Tupã EX, utilizado em inspeções de rotina junto às plataformas, é o único produzido na América e está entre cinco únicos do mundo com as características necessárias para ambientes explosivos (EX). O robô foi desenvolvido em conjunto com a Petrobrás, testado e aprovado numa plataforma P77 da Petrobrás, no final do ano passado.
Na França, o robô receberá a integração de um software da Cybernetix, empresa francesa de robótica de software, do grupo francês Technip (grande player do mercado de petróleo e gás, atuante no Brasil e em diversos países do mundo). Após a integração do software, haverá um período de demonstrações do Tupã EX em planta piloto que simula ambiente de plataforma de petróleo. Para esse momento de demonstrações, a Instor convidará a Petrobrás, Repsol (petroleira espanhola), Saudi Aramco (maior empresa petroleira da Arábia Saudita), Braskem, Basf, entre outras, para que se abra uma possibilidade para a Instor produzir ou transferir para o exterior, tecnologia para parceiros internacional.
Segundo Miguel Serrano, CEO da Instor, este é um momento especial para a empresa, pois representa o primeiro passo para a internacionalização. “Estamos convictos que temos um produto com alta tecnologia e extremamente competitivo no mercado internacional, uma vez que nossos custos são menores do que nossos concorrentes. E, já temos hoje negociações estabelecidas com clientes na Arábia Saudita, México e EUA, interessados em nossa tecnologia”, comenta.
A robótica gaúcha e brasileira, residente no Tecnopuc Viamão, está competindo com robôs do mundo inteiro. Hoje, a empresa conta com um robô competitivo, tanto no custo como na engenharia. A solução se tornou mais acessível financeiramente se comparado aos robôs desenvolvidos pelos principais países do mundo, da Europa e dos EUA.
Sobre a Instor
A startup tem foco no desenvolvimento de soluções robóticas aplicadas nos setores de Mineração, O&G, Saúde e Logística. A Instor tem como objetivo reduzir a exposição dos seres humanos a situações de alto risco e aumentar a eficiência dos processos desenvolvendo soluções com robótica móvel.