PUCRS lidera Ranking Campeãs da Inovação na categoria Ensino e Pesquisa

Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, e a Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flavia Fiorin/ Foto: Bruna Olivie

A 18ª edição do Ranking Campeãs da Inovação, reconheceu a PUCRS na categoria Instituição de Ensino e Pesquisa. O resultado integra a pesquisa Campeãs da Inovação, do Grupo Amanhã, que tem apoio técnico do IXL Center, de Cambridge (Estados Unidos), entidade referência mundial na investigação das melhores práticas de gestão da inovação, e é realizada com base na metodologia Innovation Management Index do Global Innovation Management Institute (GIMI). A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira (23) e está disponível no Youtube. 

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, destaca que receber novamente o Prêmio Campeãs da Inovação é motivo de orgulho renovado para a PUCRS e o Tecnopuc. “É um reconhecimento pelo trabalho realizado e a relevância do que fazemos para nossa a sociedade. Neste ano participamos ativamente de ações que culminaram na atração do evento internacional South Summit para o RS e recebemos importantes novos parceiros no Tecnopuc, como as empresas Ensilica (Inglaterra) e Impinj (USA) da área de semicondutores, além da geração de mais de 140 stratups, bem como a capacitação de centenas de jovens nas áreas de tecnologias, pelos Programas Dev the Devs, Woman on the Road, Jovem Aprendiz e Full Stack Social. Entendemos este reconhecimento como resultado de nossa participação ativa em Projetos como a Aliança para Inovação de Porto Alegre, o Pacto Alegre, o InovaRS e  atuação na Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP)”.

Para a   Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, Flavia Fiorin, receber o prêmio é motivo de muito orgulho para a Universidade e para o Parque. “Na PUCRS os alunos são inseridos na dinâmica do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Tecnopuc desde o início da sua trajetória acadêmica.  São caminhos que se cruzam e se potencializam em uma formação que conecta conhecimento sólido e experiência prática. Isso acontece de forma interdisciplinar em um dos principais Parques Tecnológicos do país”.

Programas de fomento ao empreendedorismo e a inovação 

Confira oportunidades disponíveis para os alunos que desejam integrar o ecossistema de inovação da PUCRS:

O Track Startup é o caminho do empreendedorismo e da inovação dentro da PUCRS. São oportunidades para quem tem apenas uma ideia e quer desenvolver, até quem já tem uma startup pronta para decolar. A iniciativa envolve a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento (PROPESQ) e o Tecnopuc.

A Maratona de Inovação é um evento que integra o Track e conecta o conhecimento acadêmico com a prática de mercado, explorando o potencial de geração de novos produtos ou negócios (startups) no contexto da solução proposta, usando metodologias criativas, em um ambiente de inovação e  empreendedorismo. Os alunos e alunas encontram problemas reais que os desafiam a pensar e criar soluções a partir do raciocínio investigativo, da empatia e da interação com outros participantes. A MIP envolve todos os estudantes das sete Escolas da Universidade e os Agentes de Inovação das Escolas.

Programa Hangar 

O Hangar é um programa voltado para doutores(as)  e doutorandos(as) que estão nos Programas de Pós-Graduação da PUCRS. O propósito é apoiar os pesquisadores(as) a transformar suas pesquisas em produto e/ou negócio, ou despertar o olhar empreendedor em suas áreas de pesquisa e atuação. O programa de capacitação ocorre entre os meses de abril e junho de 2022. As atividades do programa Hangar estão acontecendo em formato híbrido, ou seja, alguns momentos serão presenciais e outros online. 

Hubs Temáticos contribuem para o desenvolvimento de soluções inovadoras

O Tecnopuc conta com sete hubs que reúnem talentos e empresas inovadoras com o propósito de desenvolver negócios nas verticais: Saúde (BioHub), Inteligência Artificial e Ciência de Dados (NAVI), Agronegócio (Celeiro AgroHub), Mobilidade (Plug), Educação (Edux), Social (Farol) e Alimentação (Cumbuca). Eles estão direcionados para a interação entre empreendedores, startups, empresas consolidadas, centros de pesquisas, laboratórios de inovação, investidores e outros agentes em ambientes físicos e digitais. Os hubs atuam de forma colaborativa para promover a interação e a identificação de oportunidades de desenvolvimento de negócios. 

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!