Projeto Gaúcho está entre os finalistas do Prêmio Empreendedor Social, da Folha de São Paulo

O projeto Arquitetos Voluntários está entre os finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2021, promovido pelo jornal Folha de São Paulo e pela Schwab. A segunda edição do prêmio buscou iniciativas que atenderam demandas relacionadas à Covid-19. O Arquitetos Voluntários, projeto colaborativo, criativo e de impacto, nasceu no HackForBrazil logo no início da pandemia. Hoje, a associação sem fins lucrativos está vinculada ao Biohub PUCRS, e é parceira residente do Healthplus, um cluster de saúde que atua de forma digital e presencial liderado pela Grow+ e pelo Tecnopuc. 

Para Paulo Beck, CEO da Grow+, é motivo de muito orgulho acompanhar a trajetória do projeto e ver que o time está entre os finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2021. “É maravilhoso ver o resultado desta incubação se transformar no único finalista gaúcho do prêmio da Folha de São Paulo”, afirma. 

Mais sobre o Arquitetos Voluntários

O Arquitetos Voluntários começou em março de 2020, dentro do projeto Hack for Brazil Covid-19, conduzido pela GROW+. A missão foi criar salas de descompressão para os profissionais da saúde em hospitais referência no tratamento da Covid-19, postos do Sistema Único de Saúde (SUS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em Porto Alegre, região metropolitana e interior do Rio Grande do Sul. Os espaços são funcionais e auxiliam no descanso de médicos e enfermeiros, que tiveram suas rotinas impactadas pela pandemia do novo coronavírus.

Desde lá, já foram entregues 18 das ações planejadas, a instituições como Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Hospital Ernesto Dornelles e, mais recentemente, a Unidade de Saúde do Parque dos Maias, posto de serviço de saúde comunitária do Grupo Hospitalar Conceição.

Diana Jardim, coordenadora do Biohub PUCRS, afirma: “É um grande orgulho oportunizar a inovação através do coletivo interdisciplinar e colaborativo. São arquitetos, principalmente, mas também paisagistas, engenheiros, fabricantes e tantos outros voluntários pensando em soluções para melhorar a experiência e jornada dos profissionais da saúde e indiretamente aos pacientes, motivo da existência de todo nosso ecossistema. Inclusive estamos planejando um curso de capacitação de alunos da escola de arquitetura da PUCRS sobre a metodologia do Arquitetos Voluntários, no modelo “hands-on”, com projetos dentro do Hospital São Lucas da PUCRS. São muitas possibilidades de conexão e entregas!”, celebra Diana.

Flávia Fiorin, Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, destaca o impacto da iniciativa. “Nossas quatro palavras estão sempre presentes na atuação de quem integra o ecossistema, mas nessa vale grifar o impacto. Um trabalho sensível, necessário e eficaz de um grupo de voluntários engajados”, sintetiza Flávia. 

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!