Estudantes desenvolveram produtos voltados ao mercado brasileiro e americano

Em 2022, a PUCRS e a Universidade da Califórnia, Irvine (UCI) formalizaram uma parceria que promoveu a versão conjunta do Beall and Butterworth Product Desing Competition. Por meio dos parques tecnológicos, as universidades propiciaram a interação entre os alunos da Escola Politécnica da PUCRS com estudantes de engenharia e ciência da computação da UCI. A iniciativa, que já é promovida pela UCI e acontece anualmente, incentiva a criação de novas tecnologias ou soluções para problemas de desing atuais que tenham potencial para a comercialização.
De agosto de 2021 até início de 2023, Rafael Prikladnicki, professor da Escola Politécnica, atuou como pesquisador visitante na UCI. A permanência do professor na universidade de Irvine, nesse período, foi um dos fatores que impulsionou a parceria entre as duas universidades. Foi em 2022, em um dos palcos do Tecnopuc Experience, que o acordo foi firmado. Naquele momento, estavam presentes Leandro Pompermaier, gestor de relacionamento e negócios do Tecnopuc, Rafael Chanin, que na ocasião atuava como líder do Tecnopuc Startups, David Ochi, diretor da competição na UCI, Pedro Matia, aluno da Escola Politécnica e participante da competição, e Rafael Prikladnicki.
Durante meses, os estudantes puderam participar de workshops e palestras com profissionais ligados às duas universidades. Em equipes, 33 estudantes da PUCRS se juntaram a mais de 40 alunos da UCI para participar do programa. Ao todo, 17 times foram formados. O programa é dividido em duas áreas, Beall Student Design Competition, formada por três grupos de alunos do curso de engenharia, e Butterworth Product Development Competition, composta por 14 equipes voltada aos estudantes de ciência da computação e informação.

Dividido nessas duas áreas, os participantes trabalharam para desenvolver produtos voltados ao mercado brasileiro e americano. No dia 24 de maio, ocorreu o anúncio dos vencedores. A avaliação dos trabalhos foi realizada por uma banca avaliadora formada por especialistas do mercado e por professores da PUCRS e da UCI. O grupo vencedor, Nimko, é formado pelos alunos da PUCRS, Thomas Melison, Felipe Rava e Léo Falcão, estudantes do 4° semestre da engenharia de software. Também integram o grupo, quatro alunos da UCI. Eles desenvolveram um aplicativo, com inteligência artificial, para equilibrar o que seria benéfico para a saúde física e mental das gestantes. Os alunos da PUCRS foram responsáveis por desenvolver o protótipo do aplicativo, como toda a parte de desing e front-end da plataforma. “Foi muito bom ter essa experiência. Eles foram bem receptivos e conseguimos nos comunicar bem. Foi uma ótima experiência para aprender inglês, conhecer outras culturas e desenvolver o aplicativo”, afirma Thomas. Como parte do prêmio, os alunos vencedores da UCI e da PUCRS poderão visitar a universidade parceira.
O trio soube da parceria entre PUCRS e UCI em uma das disciplinas do curso. Eles escolheram o grupo em que iam trabalhar a partir da descrição da proposta, realizada pelos alunos da UCI. A partir de então, os estudantes se conectaram e passaram a trabalhar em conjunto.

Sandra Einloft, Decana da Escola Politécnica, ressalta a felicidade em ver que os estudantes da Escola foram os vencedores da competição. “É fantástico para o aprendizado, não só a técnica, mas por poder conviver com pessoas de outra cultura e falar outra lígua. Agora, ser vencedor, é maravilhoso”, comenta a decana. Daniela Eckert, líder do Tecnopuc Startups, também comenta a experiência. “O programa é uma a oportunidade de fazer conexões e dar os primeiros passos para desenvolver negócios globais sem sair do RS. Ter essa visão empreendedora e gobal é essencial nos dias de hoje. Promover essas conexões na academia faz parte do propósito do Tecnopuc”, comenta Daniela.
A parceria entre PUCRS e UCI é uma das ações de internacionalização do Tecnopuc. O Desenvolvimento dessas iniciativas faz parte do planejamento estratégico do Parque que visa promover ações globais. Esse posicionamento tem duas frentes, a que busca uma educação empreendedora mais globalizada e outra que visa desenvolver negócios globais conectando startups e empreendedores a investidores e empresas de grandes centros, como São Paulo e Estados Unidos. A parceria entre as duas universidades para o desenvolvimento do programa com os alunos faz parte da frente de educação empreendedora.