Acordo entre ecossistemas de inovação visa fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento de startups

O dia 21 de junho foi marcado pela assinatura do convênio de cooperação entre a PUCRS e o Instituto Prado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O convênio tem como objetivo incentivar e facilitar a cooperação entre o Tecnopuc e o PradoTech no fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de startups.
O documento foi assinado no prédio da reitoria, pelo reitor Ir. Evilázio Teixeira, Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Carlos Gerdau, presidente do Instituto Prado, Susana Kakuta, CEO do PradoTech, na presença de Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo, Daniela Eckert, líder da área de prospecção e negociação, Renata Lages Eberhardt, líder da comunicação do Tecnopuc, e de Delmar Gentil e Thuany Maraschin, membros da equipe do PradoTech.
Na ocasião, Jorge Audy destacou a importância da conexão entre os ecossistemas para a inovação e o desenvolvimento de novos negócios do Tecnopuc e do PradoTech. “Já temos uma longa relação com a CEO do Pradotech, Susana Kakuta. Entendemos que o empreendimento liderado pelo empresário Carlos Gerdau tem uma enorme convergência e complementaridade com o nosso ecossistema de inovação. Inicialmente, as áreas que iremos atuar, além do compartilhamento de infraestrutura e programas de aceleração de startups, envolvem as áreas de nanotecnologia e grafeno”, comenta o superintendente.
Para o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, a parceria com o PradoTech impulsiona ainda mais as competências da Universidade. “É fundamental para nós, enquanto Universidade, realizar a aproximação com entidades que, em sintonia, buscam por inovação e desenvolvimento para Porto Alegre e o estado do Rio Grande do Sul. A cooperação com o PradoTech qualifica ainda mais a PUCRS como um ambiente de excelência”, completa o reitor.
Sobre o PradoTech
O PradoTech é o parque tecnológico de Gravataí, a iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Prado e a Prefeitura Municipal de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. O primeiro projeto do parque entregue foi a Casa das Startups, que já conta com sete startups, localizado no bairro Cidade, em Gravataí. O presidente do Instituto destaca o objetivo do grupo, buscar empresas com viés tecnológico de transformação e futuro.
Para Carlos Gerdau, a parceria entre a PUCRS e o PradoTech é sinônimo de crescimento. “Muito do que buscamos está ligada à vanguarda da ciência ou, ainda, em trazer as evoluções e as descobertas de nível científico para benefícios reais para a sociedade, como empresas e produtos. Tudo isso se torna muito mais forte e robusto quando se tem um parceiro como a PUCRS. É importante destacar a agilidade, cooperação e grandiosidade de uma instituição com peso e força da PUCRS que também trabalha na ponta, com quem está começando. O Ir. Evilázio nos desafiou a fazer e acontecer e nós aceitamos o desafio”, destaca Gerdau.