Oi Futuro e British Council lançam plataforma de cursos gratuitos de tecnologia e inovação para educadores de todas as áreas do conhecimento

Plataforma Órbita – Trajetórias Educacionais abre inscrições para primeiro curso gratuito que será oferecido, Cultura Digital para a Educação Criativa, voltado para professores das redes pública e privada de todo o Brasil

O instituto Oi Futuro e o British Council lançaram no dia 02 de junho a plataforma Órbita – Trajetórias Educacionais, que oferece cursos on-line gratuitos para formação de educadores das redes públicas e privadas em todo o Brasil, com foco nas áreas de cultura digital, tecnologia, inovação e criatividade. O projeto combina a experiência do Oi Futuro em 16 anos do programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação) com a expertise do programa STEEM (Science, Technology, Engineering, English, Math) Education, do British Council. 

As duas organizações se unem nesta parceria com o objetivo de impulsionar simultaneamente o desenvolvimento profissional dos educadores e o engajamento dos estudantes, considerando o atual cenário de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – que prevê a Cultura Digital como uma das 10 competências gerais – e do Novo Ensino Médio – que possibilita itinerário formativo centrado em Cultura Digital. Também na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC – Professores) a Cultura Digital surge como competência fundamental, que deve ser trabalhada de forma transversal no desenvolvimento docente. Além disso, a experiência do ensino remoto e híbrido acelerado pela pandemia da Covid-19 trouxe para primeiro plano a necessidade de formação de educadores para as competências digitais, que se tornaram essenciais para engajar estudantes e possibilitaram novas formas de aprender e de ensinar. O uso pedagógico das tecnologias abre caminhos para novos modelos e oportunidades de aprendizagem, tais como o ensino híbrido, a sala de aula invertida, o ensino baseado em projeto e as atividades mão na massa.

“O NAVE foi criado e desenvolvido com base na ideia de que a Educação deve dialogar com os desafios do nosso tempo e impulsionar o potencial criativo das pessoas, ampliando o engajamento dos jovens com a aprendizagem e incentivando os educadores a refletirem sobre sua prática continuamente. Com a plataforma Órbita, essa experiência de 16 anos do NAVE, no desenvolvimento de metodologias educacionais inovadoras, será compartilhada com professores de todo o Brasil, ampliando o impacto do programa e contribuindo para a transformação da educação brasileira”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.

“Como organização internacional do Reino Unido para Educação, Artes e Cultura, o British Council tem como prioridade promover o amplo acesso à educação de qualidade, apoiando a formação de professores e líderes escolares, fomentando a pesquisa e a construção de novos caminhos colaborativos”, complementa Alessandra Moura, Gerente de Programas de Inglês e Educação Básica do British Council. “Nós acreditamos que isso só é possível se trabalharmos em parceria com os principais agentes de transformação dentro e fora da sala de aula: os profissionais de educação”, conclui a Gerente. 

Inscrições abertas para o curso Cultura Digital para a Educação Criativa

Educadores de todo o País podem se inscrever gratuitamente no primeiro curso oferecido pela plataforma: Cultura Digital para a Educação Criativa, no site, até 19 de junho. Com carga horária de 40 horas, o curso é composto de três módulos temáticos: Cultura digital na BNCC, Mediação e interação em ambientes on-line e Cidadania digital. O objetivo é que os participantes façam uma imersão na cultura digital para criarem estratégias pedagógicas alinhadas às linguagens contemporâneas e que estimulem a produção autoral e o protagonismo dos estudantes. O conteúdo será oferecido na modalidade EAD, autoinstrucional, com duração total de seis semanas e início previsto para 20 de junho. Os participantes receberão certificado ao final da formação. O próximo curso da plataforma será Códigos do futuro: praticando a robótica e aprendendo com desafios, previsto para agosto. 

No Órbita, todos os cursos são idealizados de professor para professor, partindo dos desafios pedagógicos vivenciados em suas escolas, com o propósito de conectar experiências que potencializam o surgimento de novas soluções de aprendizagem. Na plataforma, cada educador poderá ampliar seu repertório de estratégias e aplicá-las de forma integrada e autônoma à sua disciplina e ao seu ambiente escolar. 

Sobre o NAVE

Criado há 16 anos pelo Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, o NAVE é um programa de ensino médio integrado ao profissional desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco. O NAVE traduz o compromisso da Oi com questões sociais, integra a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia e endereça as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Com mais de 3 mil jovens formados, o programa é desenvolvido em duas escolas públicas e tempo integral, em Recife, desde 2006, e no Rio, desde 2008. As escolas NAVE funcionam como espaços de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas para escolas de todo o país por meio da capacitação de educadores e de publicações digitais distribuídas gratuitamente. O NAVE já formou mais de 4.900 professores das redes públicas de todas as regiões do país em cursos de Cultura Digital e Robótica Educacional. 

Como estratégia pedagógica, o programa estimula a integração das disciplinas regulares e técnicas dos currículos de Programação e Multimídia, articulando teoria e prática por meio de projetos mão na massa. Dessa forma, é possível unir, por exemplo, matemática e modelagem tridimensional para estudar geometria espacial. O NAVE tem como objetivo desenvolver metodologias educacionais e formar jovens para atuar com inovação e tecnologias digitais, preparando-os para profissões contemporâneas nas áreas digital e criativa, como produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais.

O Oi Futuro é o instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social e atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, o instituto estimula o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

Sobre o British Council

O British Council é uma organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Construímos conexões, entendimento e confiança entre o povo do Reino Unido e o de outros países por meio das artes e cultura, educação e Língua Inglesa. No ano passado, alcançamos mais de 80 milhões de pessoas diretamente e mais de 791 milhões ao todo, incluindo conteúdos digitais, publicações e transmissões em rádio e TV.  Fundado em 1934, a organização é uma UK charity governada por Royal Charter, assim como um órgão público do Reino Unido. Cerca de 15% dos fundos são subsidiados pelo governo britânico.

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!