O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) recebeu mais uma gigante da inovação, a CRODA. A organização mundial cria, fabrica e comercializa especialidades químicas que proporcionam benefícios reais a uma variedade de produtos, incluindo saúde e beleza, lubrificantes de motores, plásticos, entre outros. A empresa britânica está no Brasil desde 1974 e hoje está em Porto Alegre, Holambra e Campinas. O foco principal da empresa está no desenvolvimento e entrega de ingredientes inovadores de forma sustentável.
Renata Raffin, gerente de pesquisa e tecnologia da CRODA, explica que integrar a empresa a um ecossistema de inovação como o Tecnopuc possibilita a criação de novos laços e oportunidades. “A ideia de trazer este centro de pesquisa para o Tecnopuc é para que possamos conectar nossa pesquisa em nano e microtecnologia com as demais empresas do Parque, assim como estreitar laços com a universidade e seus laboratórios de pesquisa. Fazer parte deste ambiente de inovação vai nos trazer maior agilidade na pesquisa e abrir portas para novas oportunidades em inovação”, comenta a gerente.
Setores como o farmacêutico, limpeza, alimentação e cuidados pessoais são os que a CRODA contempla. Para o Tecnopuc, a empresa traz o centro de pesquisa e inovação em encapsulados, além do laboratório de desenvolvimento de sistemas de entregas de ativas, conhecido como vetorização. Todos os produtos desenvolvidos neste centro serão produzidos em Campinas, na unidade fabril, e distribuídos globalmente. Hoje, a maior parte dos produtos da CRODA são voltados para o mercado de cosméticos, conhecido como Personal Care. A empresa também já tem projetos iniciados para áreas como Crop Care e Home Care.