Noharm.ai gera economia de mais de 1 milhão para Santa Casa

A Noharm.ai, startup que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e o Navi, hub de inteligência artificial liderado pelo Parque e pela Wisidea Ventures, já  impactou mais de 15 mil vidas no total. Recentemente a startup teve mais uma conquista. Nas últimas semanas, a plataforma foi responsável por gerar uma economia de mais de 1 milhão para a Santa Casa, impactando cerca de 11 mil vidas só no hospital. 

Com os novos números, a startup destaca o trabalho junto às farmácias e o foco em levar mais segurança para o paciente e eficiência para os hospitais. “A Santa Casa foi o berço da NoHarm.ai, por meio do Centro de Inovação e da colaboração das farmacêuticas conseguimos validar a nossa ferramenta e aprimorar as funcionalidades. A economia gerada é uma consequência do aumento da qualidade assistencial promovida pela NoHarm.ai. Ficamos muito felizes de poder contribuir com o sistema de saúde do Brasil e principalmente com o SUS”, conta Henrique Dias, idealizador da startup. 

Sobre a Noharm.ai 

A startup é uma plataforma que auxilia a Farmácia Clínica nas tomadas de decisões por meio da Inteligência Artificial. A Noharm.ai desenvolveu dois algoritmos para automação da triagem farmacêutica. Enquanto um faz a priorização das prescrições fora do padrão, o outro trabalha na  identificação de pacientes críticos. O sistema indica onde estão os potenciais erros de prescrição, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar.

Há dois meses a plataforma também iniciou operação no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL),  passando a atender 500 leitos no HSL. A plataforma está operando em 13 hospitais atualmente. 

A Noharm.ai foi desenvolvida a partir do projeto de pesquisa de Henrique, na Pós-Graduação da Escola Politécnica da PUCRS. Pensada em conjunto com Ana Helena Ulbrich, farmacêutica do Grupo Hospitalar Conceição, a startup apresenta uma inteligência artificial capaz de ler 800 medicamentos e analisar 500 mil prescrições em segundos, trazendo mais agilidade e segurança na tomada de decisões farmacêuticas. 

Quando Henrique e Ana Helena idealizaram a startup, eles se juntaram a mais sete voluntários para terminar o desenvolvimento do sistema e colocar a pesquisa em prática. Os Hospitais Mãe de Deus e Santa Casa, ambos de Porto Alegre, abraçaram o projeto e decidiram implantar o sistema na rotina diária da farmácia clínica. 

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!