Os grupos Autis, Umore e KinderAct tiveram seus trabalhos premiados na Maratona de Inovação PUCRS 2021 na categoria Educação e Comunicação. Com o desafio de desenvolver soluções para atender as necessidades no âmbito da educação e comunicação na sociedade hiperconectado e no mundo híbrido, os estudantes dos três grupos usaram a interferência tecnológica nas relações sociais, somando as ideias dos seus projetos. Conheça cada um dos negócios e o que eles resolvem:
Autis: negócio auxilia na identificação do Transtorno do Espectro Autista
Quem garantiu o primeiro lugar foi o grupo Autis. Os estudantes tiveram a ideia de desenvolver um aplicativo para auxiliar os professores na inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação pública. Segundo eles, o objetivo do projeto é facilitar a identificação de manifestações do TEA no aluno e de suas necessidades, e possibilitar uma rede de contato com outros professores, e o compartilhamento dessas experiências. “É a criação de uma rede entre eles, os pais e a escola, assim, estimulando um ambiente acolhedor e inclusivo para todos. Além de preparar os responsáveis em sala de aula e assim oportunizar um melhor relacionamento entre eles e impulsionar o conhecimento desses alunos a partir de uma metodologia personalizada”, explica a estudante do curso de nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS e integrante do grupo, Paloma Cogo.
Umore: aplicativo facilita comunicação entre professores e alunos
O segundo lugar da categoria Educação e Comunicação foi para o grupo Umore. Para auxiliar na comunicação online entre professores e alunos, o grupo teve a ideia de criar um aplicativo para plataformas de reuniões. Nessa plataforma, eles podem comunicar aos professores de maneira prática e privada como estão se sentindo no dia e se querem participar ativamente da aula. “O objetivo do projeto é criar um ambiente de sala de aula online mais convidativo para os alunos que não se sentem tão à vontade neste formato. Com o Umore, os participantes também podem escolher não serem filmados durante as aulas, permitindo, assim, que mantenham sua privacidade”, ressalta a estudante do curso de Design da Escola de Comunicação, Artes e Design/Famecos e integrante do grupo, Laura Ribas.
Kinderact: plataforma que visa a formação inclusiva dos alunos
O prêmio de terceiro lugar foi para o grupo KinderAct, uma plataforma de comunicação e informação que visa a abordagem do tema da diversidade no âmbito escolar e familiar, a partir dos professores e pais do público infantil de séries iniciais (1º ano ao 5º ano). A plataforma busca estabelecer maior contato e fluidez entre a comunidade escolar visando uma formação completa e inclusiva dos alunos. “Escolhemos a educação das crianças como tema do nosso negócio por conta do contexto do isolamento social e da interrupção das aulas a partir de março de 2020”, destaca Vitória Richetti, aluna da Escola de Direito e integrante do grupo.
Para além do destaque do projeto: o relato da experiência de quem participou da Maratona de Inovação 2021
Paloma de Marcos Cogo (8º semestre do curso de Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS) – Grupo Autis
“A Maratona de Inovação proporcionou inúmeros momentos marcantes. Adquirimos novas soft skills, ou seja, um novo conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, como: o trabalho de maneira interdisciplinar, o pensamento e planejamento estratégico, a organização e foco na construção de atividades em um tempo curto de entrega, conteúdo, criatividade e inovação de produto, networking e insights de empreendedorismo, abordagem de temas atuais e relevantes ao mercado. A idealização surgiu no primeiro dia e no primeiro encontro do grupo, pois a sintonia foi natural, sendo um ponto importante para a confiança da equipe. Os momentos marcantes aconteceram desde as mentorias, que foram positivas e auxiliaram no processo de construção do aplicativo, assim como o Pitch, onde os detalhes e a proposta chamaram a atenção de todos, até o encerramento, o qual fomos agraciados com o primeiro lugar, sendo o Destaque da dimensão em Educação e Comunicação”.
Laura Oliveira Ribas (4º semestre do curso de Design da Escola de Comunicação, Artes e Design/Famecos) – Grupo Umore
“Participar da MIP foi uma experiência desafiadora e gratificante que trouxe muitos aprendizados sobre pesquisa, solução de problemas, empreendedorismo e trabalho em equipe. A Maratona aumentou a minha visão para os campos de inovação dentro da PUCRS. Trabalhar ao lado de um grupo multidisciplinar permitiu criar novas visões sobre os problemas atuais. Decidimos focar na dimensão Educação e Comunicação e, para criar a Umore, usamos os métodos propostos pela Maratona junto com as nossas vivências durante esses últimos dois anos. Não foi um processo fácil. Realizar um projeto bem estruturado, com colegas que não conhecemos, em um prazo curto foi um grande desafio, mas o resultado é a nossa evolução”.
Gustavo Lorenset (6º semestre da Escola de Direito) – Grupo Kinderact
“A MIP é um impulso aos alunos para que busquem soluções inovadoras aos problemas que afligem nossa sociedade. Entrar num grupo em que o diálogo e a entrega de respostas aos desafios precisam convergir com pessoas de outras escolas é algo que melhora a capacidade de cooperação em torno de um objetivo comum, além de enriquecer e expandir sua visão pessoal a respeito do tema. Junto a isso, há informações relevantes influindo no dia-a-dia da maratona trazida por palestras e mentorias, o que impacta certo ‘plano’ até então elaborado, provocando mais insights para que se especifique a ideia, lapidando o planejamento do grupo. Desenvolver a liderança, ouvir e estar flexível às mudanças propostas, entender a interdisciplinaridade das matérias que envolvem a realidade, bem como a capacidade de trabalhar em grupo são qualidades que destaco, e que melhorei ao longo desses dias na MIP”.



Clique aqui e conheça os outros dois destaques da Maratona.