Denis Bohnenberger, professor da Escola de Negócios da PUCRS e um dos coordenadores do Omni-X – Hub do Tecnopuc, compartilha os principais destaques do evento para a área de omnicanalidade
O Omni-X é Hub do Tecnopuc voltado a Experiências de Consumo em Ambientes Omnichannel, que tem como propósito integrar ensino, pesquisa e soluções gerenciais para o aprimoramento da jornada de consumo na cadeia varejista.
Foi com foco em buscar tendências e insights para essa área de omnicanalidade que Denis Bohnenberger, professor da Escola de Negócios da PUCRS e um dos coordenadores do Hub, participou do South Summit Brazil 2024. Confira os principais destaques do evento para ele:
1. O sucesso do varejo passa por 4 grandes blocos: Inovação tecnológica, Experiência do consumidor, Logística e Pessoas
Otelmo Drebes Jr. (Grupo Eleva), Jociane Ongaratto (Sebrae) e Marcelo Paes (Tantum) falaram sobre as mudanças de comportamento do varejo. Otelmo abordou o que, para ele, são fatores de sucesso no varejo atual, destacando a questão de inovação tecnológica como forma de otimizar custos e ampliar receitas. Na sua fala, o co-Founder do grupo Eleva, dono das Lojas Lebes, salienta que investir em tecnologia não é um diferencial competitivo, é um fundamento para se manter vivo em um mercado altamente competitivo. O empresário reforçou que a tecnologia “não é apenas a Inteligência Artificial, como o Chat GPT, são diversos apps de análise de dados e insights que oportunizam resultados com alta performance”.
2. Agora não é só todo varejo que quer se transformar em um banco, todo banco quer se transformar em um varejo
No painel Mercados Financeiros: Tendências, Transformações e Integração no Varejo, Ricardo Galho (4all), Giovanildo Luz (Saque e Pague), Rafael Xavier (Itaú) e Marcela Zonis (Banco Inter) trouxeram visões distintas sobre o tema, deixando a lotada Demo Stage reflexiva. Chamou muito atenção da plateia a forma com que o Banco Inter, segundo Marcela, desenvolveu seu “shopping”. A executiva afirmou que não houve grande planejamento, que “na verdade, lançamos para ver o que ia dar, não tínhamos noção dos possíveis resultados. Porém o crescimento foi exponencial desde o início, atingindo crescimentos de mais de 300% por mês”. Xavier, por sua vez, informou que o Itaú “ao perceber que possuía todo o perfil de compra e poder aquisitivo dos seus clientes, viu uma grande oportunidade de negócios com o comércio de outros produtos que não só os financeiros”. O representante da Saque e Pague exibiu a nova realidade mercadológica de sua empresa após a consolidação do PIX, onde seus “caixas eletrônicos” estão passando a ser uma “loja figital”. Entre todos os participantes, houve uma grande convergência, a ideia de que os bancos estão entrando forte no varejo não só de produtos financeiros.
3. No sistema de educação, a experiência do aluno tende a estar acima da informação
A morosidade das mudanças no sistema educacional agregada ao dinamismo tecnológico e às mudanças comportamentais dos estudantes trazem um grande desafio para o mercado da educação. Como manter esse tradicional mercado em um cenário onde a informação está disponível em todos os dispositivos móveis? Para responder a esse questionamento, o painel “O futuro da Educação e a Educação do Futuro”, realizado no Demo Stage, contou com Rachel Ballardin (Uniritter), Mauricio Escobar (Anima Educação) e Reynaldo Gama (HSM). O destaque do debate foi a importância que os painelistas deram para a experiência do aluno enquanto consumidores, reforçando a importância do mapeamento da jornada do consumidor e a utilização de tecnologia para gerar experiências mais imersivas e dinâmicas.
Sobre o Omni-X
O Omni-X é o Hub do Tecnopuc voltado a Experiências de Consumo em Ambientes Omnichannel, que tem como propósito integrar ensino, pesquisa e soluções gerenciais para o aprimoramento da jornada de consumo na cadeia varejista. Conectando startups, varejo, indústria, aceleradoras, investidores, governo, entidades, estudantes e pesquisadores, o Omni-X reforça a atuação da Escola de Negócios no ecossistema de inovação e empreendedorismo do Tecnopuc, proporcionando ambiente, metodologias para o desenvolvimento de aplicações e resolução de desafios envolvendo jornada do consumidor, canais de venda e comunicação, gestão de loja, interações em ambientes físicos e virtuais, experiências inclusivas, entre outros tantos aspectos relacionados à estratégia omnichannel.