Jogos de corrida trouxeram destaque nacional e internacional para a desenvolvedora
A indústria dos games é a mais lucrativa do mundo, superando o cinema e a música, com uma estimativa de US$200 bilhões de lucro até 2023. Porém, a maior parte deste lucro vai para as gigantes da área, como Sony e Microsoft. Se destacar no setor é um caminho difícil e desafiador, ainda mais se a empresa estiver distante dos grandes centros de desenvolvimento. Mas isso nunca impediu os fundadores da Aquiris, Amilton Diesel, Mauricio Longoni e Israel Mendes, de fazer a empresa, criada em 2007 e que faz parte do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), conquistar o seu espaço ao longo dos anos. A dedicação e a qualidade dos seus jogos fez com que a Aquiris se tornasse um dos principais estúdios de desenvolvimento de games da américa latina.
No início de setembro deste ano, o estúdio lançou a sequência de um dos seus jogos mais aclamados. Horizon Chase 2 traz a continuidade do jogo, lançado em 2015, que ganhou o coração dos gamers. Horizon Chase surgiu do sonho da diretoria da Aquiris de resgatar a essência nostálgica e clássica dos jogos de corrida arcade dos anos 90, deixando de lado o realismo que tomou conta dos games atuais. O Game Designer que participou do desenvolvimento dos dois jogos, Felipe Dal Molin, conta que a ideia do jogo era simples: pisar fundo no acelerador e ser o mais rápido possível. “A gente não queria ir para o lado do simulador, do realismo, pois no fim das contas é videogame, tentar puxar essa diversão mais pura”, acrescenta Felipe.

O desenvolvimento do primeiro jogo durou seis meses, logo após Felipe ingressar na Aquiris. Ele esteve envolvido no desenho das fases, nas mecânicas dos carros, gameplay e estrutura, sendo um dos principais responsáveis pela criação do jogo. Quando Horizon Chase chegou nas plataformas mobile, o sucesso foi instantâneo, elevando o patamar da Aquiris no Brasil e no mundo, conquistando diversos prêmios e aumentando a visibilidade do estúdio. “Horizon Chase levou a gente a dar palestras e conversar com universidades, muito da nossa equipe de hoje são pessoas que viram essas palestras e conheceram a empresa através do Horizon Chase. A nível de contratação é uma coisa que apareceu bastante, então certamente impulsionou a empresa”, destaca Felipe.
A Aquiris estava em um processo de crescimento natural e após o lançamento do jogo ganhou ainda mais força e abriu diversas portas para a empresa, entre elas, a parceria com a publisher americana Scopely. O fruto dessa parceria foi mais um sucesso desenvolvido pelo estúdio: Looney Tunes – World of Mayhem, jogo de RPG, lançado para mobile em 2018 e que atraiu um grande público, até mesmo maior que de Horizon Chase. E esse crescimento não se baseia somente no impacto de Horizon Chase, pois a Aquiris foi crescendo e se desenvolvendo como um todo a cada novo projeto, aprendendo e adquirindo novas competências. No final de 2014 a equipe era composta por 20 funcionários e atualmente passa de 170 em diversas cidades do Brasil.
O lançamento de Horizon Chase para o Playstation 4 em 2018, foi um dos pontos mais altos do crescimento e o primeiro jogo que a Sony, segunda maior empresa de games do mundo, lançou em mídia física junto com uma empresa brasileira. Horizon Chase Turbo apresenta não só uma adaptação para os consoles, mas uma evolução para o jogo como um todo. Foram adicionados mais carros e pistas, os gráficos melhoraram e os menus são diferentes. Esse processo levou nove meses para ser concluído, três a mais do que Horizon Chase para ser criado do zero. Claro que a resposta do jogo foi muito positiva e motivo de muito orgulho para Aquiris, e tudo isso gerou uma expectativa muito alta para sua sequência.
Toda continuação de um jogo, filme ou livro, gera o questionamento de como fazer com que seja melhor que o antecessor, pois se espera um aumento de tudo aquilo que já foi apresentado. Um dos principais elementos debatidos na Aquiris era o caminho que a sequência teria. “Nós tivemos bastante cuidado, principalmente em respeitar o legado. A gente perguntava se fazer o Horizon Chase 2 seria como fazer um TopGear 2 ou Out Run 2, já que o primeiro é baseado na nostalgia, o segundo ainda estaria voltado para isso também”? Explica Felipe, que também esteve envolvido na criação do segundo jogo.
A decisão tomada pelo estúdio foi manter tudo aquilo que representava o game e expandir o universo de Horizon Chase para trazer uma personalidade ainda maior para o jogo, estabelecendo sua própria identidade e aperfeiçoando tudo aquilo que ele tinha de melhor. Após dois anos de desenvolvimento e mais de 200 pessoas envolvidas, Horizon Chase 2 chegou como o resultado de toda a evolução que Aquiris passou desde o lançamento do primeiro jogo e de tudo que o estúdio se tornou desde a sua criação.
Com lançamento exclusivo para as plataformas IOS, através da Apple Arcade e com previsão de chegada para consoles e computadores no ano que vem, Horizon Chase 2 já é aclamado pelos jogadores e mantém o legado marcante do seu antecessor. Entre as novidades, além da jogabilidade e dos gráficos melhorados, o jogo possui uma maior customização para os carros e o aguardado modo multiplayer online. E, é claro, várias novas pistas, entre elas, o circuito de Porto Alegre que passa por diversos pontos turísticos da capital, a Usina do Gasômetro, orla do Guaíba, o estádio Beira Rio e a Arena do Grêmio. Tudo isso ao som da versão composta para o jogo, de “Amigo Punk”, da banda Graforréia Xilarmônica, para trazer todo o clima do Rio Grande do Sul.
Horizon Chase 2 escreve mais um capítulo na história de 15 anos da Aquiris. Recentemente, o estúdio recebeu o investimento da Epic Games, desenvolvedora do sucesso mundial Fortnite, o que mostra todo o potencial da empresa e o quanto ela ainda pode proporcionar para o mundo dos games.