Startup atua principalmente com a população que não tem acesso a créditos bancários

A conquista de um carro próprio pode ser um desafio para muitos brasileiros, sendo a situação financeira frequentemente um dos principais obstáculos para a realização desse sonho ou necessidade. Embora os financiamentos sejam uma via para tornar essa meta realidade, obter crédito não é tarefa fácil para muitos. Trabalho informal, renda baixa e relacionamentos bancários desfavoráveis estão entre os principais impedimentos. Foi nesse contexto que, em 2019, surgiu a ideia de ajudar um mercado desatendido oferecendo acesso a microcrédito para obtenção de carros próprios. Em junho de 2021, a DGM Financeira foi lançada.
Utilizando a tecnologia a seu favor, a DGM Financeira desenvolveu uma análise de crédito própria, focada neste novo mercado. “Em nossa jornada, percebemos que muitas pessoas não tinham acesso ao crédito, além disso, tinham dificuldade em financiar carros mais antigos, que os bancos geralmente não aprovam”, comenta Daniel Neves, CEO da DGM.
A startup é uma fintech que oferece microcrédito para pessoas com dificuldades de acesso ao crédito, auxiliando na compra de veículos. Atualmente, a DGM conta com dois produtos. O primeiro é o crédito com garantia do veículo, que marcou o início da DGM e, em 2023, foi lançado o crédito consignado com desconto em folha de pagamento, destinado a funcionários de pequenas e médias empresas. “Com este produto, facilitamos o acesso a um crédito muito mais barato do que o crédito pessoal”, explica Daniel.
Graças a essas iniciativas, em março deste ano, a DGM atingiu a marca de R$1 milhão em operações de crédito, beneficiando mais de 140 pessoas em Porto Alegre e região. De acordo com Daniel, a startup atende principalmente pessoas com renda de até três salários-mínimos. No financiamento de veículos, a DGM libera crédito até 50% do valor do carro, com um limite de R$10 mil. “Para utilizar o crédito na compra de um carro, a pessoa precisa buscar uma das nossas lojas parceiras e fazer a negociação. Nesse momento, ela passa pelo nosso modelo de avaliação de crédito. Se aprovada, a DGM repassa o valor ao lojista, fazendo o pagamento parcial do carro, semelhante ao que os bancos fazem, mas atendendo a um público que normalmente é negligenciado por eles”, comenta.
A DGM e o ecossistema
A DGM Financeira conheceu o Tecnopuc por meio da Associação Gaúcha de Startups (AGS) e, em junho de 2022, após ser aprovada no processo seletivo do programa Road, programa de validação de negócios, tornou-se uma das integrantes do Tecnopuc. Desde então, a startup participou de encontros promovidos pelo Parque e por parceiros do ecossistema de inovação, além de contribuir com outros programas, como o LabFecomércio.
Durante os dois anos no Tecnopuc, a DGM também participou de atividades envolvendo os alunos da PUCRS. Através do Open Campus, em parceria com o PUCRS Carreiras, e apresentações em disciplinas sobre empreendedorismo, a startup conectou-se com alunos que agora fazem parte da equipe.
Neste ano, a DGM foi uma das selecionadas para participar do 1° Ciclo de Aceleração Badesul e FINE Hub. “Estamos muito felizes em participar desse novo programa do Tecnopuc e Badesul. Nossas expectativas são de avançar e melhorar ainda mais a experiência dos nossos clientes”, explica Daniel.
Junto a outras nove startups, a fintech passará por validações e melhorias da solução, ampliação do networking e da atuação no mercado com a aproximação de potenciais investidores e parceiros do FINE Hub.