
A grande final do BanriTech premiou as 3 startups destaque do programa, que apoia e acelera o desenvolvimento de negócios no universo financeiro – fintechs. O primeiro ciclo do programa, desenvolvido pelo Banrisul, com o apoio do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), recebeu 78 inscrições de todo o país. Dessas, foram selecionadas 30 startups para participarem, 28 concluíram o ciclo e 10 foram para a última etapa. A final ocorreu durante a programação da Pitch Week, evento do Tecnopuc com uma maratona de pitchs de startups que estão despontando no ecossistema de inovação.
Conheça as 3 vencedoras:
- 1º Lugar: Akintec, startup de São Paulo que transforma comércios em agências bancárias e pessoas em personal bankers. O CEO da Akintec, Leandro Dias, destaca que participar do programa foi uma oportunidade de aprendizado e interação. “O nosso contato com diversas áreas do Banrisul e a possibilidade de apresentar nossos serviços foi fundamental para o nosso momento atual, de tração, seguindo para o terceiro aporte em 6 meses”.
- 2º Lugar: Polen, startup do Paraná que desenvolveu um backoffice social que descomplica ações corporativas de impacto, ao engajar clientes com ações filantrópicas de forma simples. Renata Chemin, CEO e co-fundadora da Polen, explica que é possível unir resultados financeiros com impacto social para que ações de responsabilidade social corporativa não sejam apenas respostas a crises e sim ações recorrentes que realmente trabalham para um mundo melhor. “Hoje somos a única plataforma que facilita muito o ‘S’ do ESG (environmental, social and corporate governance – ambiental, social e governança), pensada e focada nas necessidades e dificuldades das empresas ao tirar essas iniciativas do papel”.
- 3º Lugar: Iupay, startup de São Paulo que idealizou um hub de cobranças bancárias que oferece serviços de agregação, organização e pagamentos de contas mensais. Ariane Pelicioli, co-fundadora da startup, ressalta que o programa proporcionou conexão com executivos do Banrisul e Tecnopuc, o que possibilitou identificar potenciais parcerias e geração de negócios. “A união do Banrisul e do Tecnopuc agrega, pois une duas instituições com grande abrangência e renome, o que torna o programa ainda mais relevante. É possível identificar como a startup pôde se beneficiar ou até mesmo entregar valor através de seus produtos para as duas instituições”.

Para o Gestor de Relacionamentos e Negócios do Tecnopuc, Leandro Pompermaier, que fez parte da banca avaliadora das startups, participar da escolha foi uma tarefa difícil pela elevada qualidade de todos os participantes. “Isso evidencia que todos os negócios, inclusive as fintechs, devem se preocupar cada vez mais com o impacto que geram na sociedade”.
Pompermaier participa do programa desde a sua concepção, e junto com a equipe do Tecnopuc se orgulha da criação do BanriTech. “Com o time do Banrisul, criamos um programa diferenciado e robusto com o foco na aceleração de negócios inovadores. Podemos mostrar como a experiência e o protagonismo na área de inovação do Tecnopuc, aliada ao profundo conhecimento de negócio do Banrisul, podem proporcionar algo de elevado valor para os empreendedores que estão no início das suas jornadas”, destaca.