Conheça as startups selecionadas para irem ao SXSW 2023

As startups terão espaço para exposição no estande do Tecnopuc durante o evento

Startups tiveram o primeiro contato com equipe e parceiros do evento em encontro que ocorreu no Tecnopuc.

Em março, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) marcará presença no South by Southwest (SXSW). O evento, que ocorrerá entre os dias 10 e 16 de março, é conhecido pelas conferências que promove e pelas temáticas que abordam tecnologia, cinema, música, educação e cultura. Para o SXSW de 2023, o Tecnopuc abriu, em dezembro de 2022, um processo seletivo para escolher quatro startups gaúchas que serão levadas para o evento em Austin.  

Depois de quatro etapas, a Alana AI, Gestão DS, Slice e Quiq foram as selecionadas para estarem no SXSW junto ao estande do Tecnopuc no evento. Saiba mais sobre os negócios:  

Quiq 

A plataforma é do seguimento foodtech, responsável por simplificar e organizar o delivery e o take away. A startup surgiu a partir da iniciativa de players da alimentação e da tecnologia como 4all, Domino’s Pizza, Bloomin’ Brands (Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie Grill), Giraffas, Rei do Mate, Cia Tradicional (Bráz Pizzaria, Bráz Elettrica, Bráz Trattoria, Pirajá, Original, Astor, Lanchonete da Cidade e Ici Brasserie), Grupo Halipar (Montana Grill, Griletto, Jin Jin e Croasonho), BFFC (Pizza Hut, KFC, Bob’s e Yoggi), Axionlog Uruguay S.A e Grupo Trigo (Spoleto). Na sequência, Marfrig e Safra também se juntaram ao Quiq e passaram a integrar o consórcio de empresas. 

A Quiq tem o objetivo de integrar e acelerar o desenvolvimento do setor de food service, trazendo performance de vendas, operacional e financeira, alinhadas com a crescente demanda que os canais de vendas digitais vêm enfrentando. As ações efetuadas estão alinhadas com o processo de estruturação, iniciado em 2021, a partir da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).  

No SXSW, a Quiq tem o objetivo angariar contatos com investidores que estejam interessados em ser sócios da startup. Outro objetivo é ficar por dentro das tendências de mercado, aprender e disseminar a informação para todos os Quiquers, como são chamados seus usuários.  

Atualmente, a plataforma conta com mais de 80 colaboradores. Em 2022, a Quiq obteve aproximadamente 8 milhões de pedidos. Para 2023 a startup prevê um crescimento de dez vezes na carteira de clientes. 

 Alana AI 

A Alana AI foi a vencedora do segundo ciclo do BanriTech, programa de aceleração de startups do Banrisul que conta com a parceria do Tecnopuc. A ideia de negócio surgiu da experiência de Marcel Jientara, CEO e founder da Alana AI, em agências de publicidade. Na época, Jientara percebeu a insatisfação com o ROI, que é a métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos nas campanhas de marketing. Com isso, o CEO da startup percebeu que poderia projetar um sistema universal de coleta de dados para mensurar o impacto da publicidade de grandes companhias, repensando o relacionamento entre pessoas e marcas.  

Para o desenvolvimento do projeto, Jientara convidou Marcellus Amadeus, hoje co-founder da Alana AI. Nos dois primeiros anos de startup, operando de Londres, os sócios focaram em análise de dados. As mudanças começaram a acontecer quando a startup foi selecionada para o programa de aceleração global da Oracle. A partir dessa participação, o negócio passou a atuar a partir do modelo Customer Experience.  

Desde 2017, a Alana AI é treinada para conseguir conduzir conversas com clientes como se fosse um humano e aumentar a produtividade dos times nas empresas. A startup, que hoje conta com 80 colaboradores, participou do seu primeiro evento internacional em 2022, o Web Summit. O ingresso no evento foi uma oportunidade recebida pelo primeiro lugar no BanriTech. Para o SXSW, a startup conta que está com grandes expectativas. “Acreditamos que o festival poderá possibilitar diversas discussões e a compreensão de inovações e maneiras diferentes de se fazer negócios. Será um ambiente rico de conhecimento onde estaremos muito bem acompanhados pelas startups e pelo time do Tecnopuc para desfrutar desse evento incrível”, conta Lais César, open innovation lead da startup. 

 Gestão DS 

A Gestão DS surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em administração do CEO da startup, Marcelo Stangherlin. De acordo com o CEO, o desejo de abrir um negócio vem desde os tempos universitários. A visita de um empreendedor de software de serviço, ao final da faculdade, foi o que impulsionou o início da startup. A Gestão DS é um software médico que trabalha na gestão de clínicas e fidelização de pacientes.  

O negócio deu início com Marcelo Stangherlin, André Baptista e Felipe Ravanello. “Partimos para dentro de uma clínica médica. Não conhecíamos médicos na época, mas víamos a oportunidade e um sistema de gestão pra clínica médica. Batemos de porta em porta até que uma clínica de Passo Fundo, a Clínica do Pulmão, abriu as portas e nos deixou passar seis meses lá dentro. Ficamos esses meses, tanto fazendo o meu TCC da faculdade, quanto entendendo quais as funcionalidades que um software precisava ter para ajudar no dia a dia da clínica. Enquanto isso, o André ia desenvolvendo a plataforma”, explica Marcelo.  

Após o desenvolvimento da plataforma, os três cofundadores foram testar o software. Quatro meses depois, em junho de 2016, a startup iniciou as vendas. Enquanto um sócio realizava o atendimento ao cliente, os outros dois cuidavam das vendas. “Eu e o Felipe vendíamos de porta em porta. Sabíamos que ia ser digital, mas iniciamos dessa forma’, completa Marcelo. 

Em 2017, o trio contatou David Sena.  Segundo o CEO, a startup passou a conquistar muitos clientes a partir da parceria firmada com Sena. “Começamos a vender de dentro do escritório, paramos de ir pra rua. O negócio foi crescendo. A pandemia foi o momento em que a empresa teve um impacto relevante porque as clínicas foram obrigadas a seguir atendendo os seus pacientes”, conta Marcelo. 

Hoje, além dos três cofundadores, a startup conta com dois sócios, David Sena e Rafael Zatti. Atualmente a Gestão DS é composta por 54 colaboradores. O SXSW é o primeiro evento internacional que a startup participa. Pela primeira vez, a Gestão DS terá a oportunidade de mostrar a marca fora do Brasil. “O SXSW é o principal evento de inovação do mundo e poder estar lá é uma oportunidade incrível tanto para mostrar nosso trabalho ao mundo, quanto para ver o que de novo está nascendo no berço da inovação e trazer para a realidade do Brasil. As possibilidades de conexão são incríveis, seja com possíveis parcerias ou com investidores”, completa.  

 Slice 

Outra startup que vai acompanhar o Tecnopuc no SXSW é a Slice. A startup surgiu no começo da pandemia, quando a corrida pela digitalização e pelas novas estratégias de negócio ganharam maior evidência. Desde então, ela passou a formar uma equipe de atuação e o seu conselho consultivo.  

Neste ano, no final de janeiro, a Slice celebrou dois anos. De acordo com Rafael Brasil, cofundador da Slice, a startup comemorou esses dois anos com variadas conquistas. “Tivemos milestones que nos encorajaram a seguirmos firmes, como a conquista de clientes Entreprise, premiações do mercado de inovação nacional assim como a seleção para integrar a comitiva do Tecnopuc”, comenta Rafael.  

Hoje, a startup conta com 20 colaboradores e vai, pela primeira vez, para um evento internacional.  “Estamos muito animados com a oportunidade de estar presente neste evento referência para a inovação, e mais, em uma comitiva capitaneada por uma instituição que representa a inovação no Rio Grande do Sul. As conexões possíveis são vistas por nós com muita expectativa, tanto pela oportunidade de compartilhar nosso negócio como, também, com um olhar atento ao que o mundo está fazendo. Acreditamos que ações como essa são ricas e com efeito transformacional de longo prazo, ou seja, perduram após sermos impactados”, completa.  

No evento, o Tecnopuc participará com um estande na exposição, onde apresentará o Parque e as quatro startups. A cobertura do evento será em parceria com Luciano Potter, jornalista da RBS, e com o Canal Markket, disponível na plataforma da Box Brazil Play.   

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!