Reunião sobre Ecossistemas de Inovação elencou temáticas relacionadas à área a serem aprofundadas na Conferência
Após 13 anos de hiato, a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) chega a sua 5ª edição em 2024 – a ser realizada em Brasília, entre os dias 4 e 6 de junho. Com o tema “Ciência, tecnologia e inovação para um Brasil justo e desenvolvido”, a Conferência tem o objetivo de elaborar a Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia para os anos de 2025 a 2035 a partir de contribuições dos mais diferentes atores do ecossistema nacional de CT&I.

Em dezembro de 2023, foi realizada na USP, a primeira Reunião Temática da área de Ecossistemas de Inovação para a 5ª CNCTI. O encontro contou com três painéis: 1) A pós-graduação e os ecossistemas de inovação; 2) Os ecossistemas de inovação, o fomento e o desenvolvimento local e nacional; e 3) O futuro dos ecossistemas de inovação no Brasil e reuniu representantes da área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de todas as regiões do país. Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, foi o coordenador da reunião, cujo relatório está disponível neste link e a gravação aqui.
“Essa primeira Reunião Temática foi muito interessante. Nela, se discutiu não só a situação atual dos ecossistemas de inovação, mas, principalmente, a identificação de propostas e visões de futuro com relação à área dos ecossistemas de inovação e seu papel no desenvolvimento social, econômico e ambiental do nosso país”, destacou Jorge Audy em depoimento ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que pode ser visto aqui.
Durante o encontro, o grupo levantou temáticas-chave a serem aprofundadas de forma transversal e interdisciplinar durante a Conferência no âmbito dos ecossistemas de inovação. Os nove temas destacados foram:
- Ecossistemas de Inovação e a Pós-Graduação
- Transferência de Tecnologia no contexto da Tripla Hélice e dos Ecossistemas de Inovação
- Deep Techs e o Impacto das novas Tecnologias na Sociedade e nos Negócios (Semicondutores, Hidrogênio Verde, Terapias Gênicas, etc)
- Ecossistemas de Inovação e o desenvolvimento (social, econômico e ambiental) do Brasil
- Educação & Inovação
- Internacionalização e os Ecossistemas de Inovação – contribuição para o desenvolvimento do Brasil em um contexto globalizado
- Impacto Social e Ambiental
- Economia Verde/Descarbonização
- Neoindustrialização – Política Industrial e Política de Inovação
“A Conferência é uma oportunidade única e necessária para aprofundar as questões relativas às áreas de CT&I e buscar os consensos possíveis entre os diversos níveis de governo, as empresas, as universidades e a sociedade civil organizada sobre a importância da inovação para nosso país concretizar seu futuro de protagonista no cenário social, ambiental e econômico mundial”, escreveu Jorge Audy, em artigo publicado no Jornal Zero Hora e no site da PUCRS sobre as preparações para a Conferência. Clique aqui e leia o texto completo.
O segundo encontro da Reunião Temática da área de Ecossistemas de Inovação ocorrerá na última semana de janeiro, na CAPES, em Brasília, e online. Nele, o foco será a relação entre os ecossistemas de inovação e a pós-graduação, bem como as relações entre inovação e impacto na sociedade.