
Com sistema de transmissão de dados, prontuário eletrônico e integração de recursos, o Smart Check, um monitor de sinais vitais multiparamétrico, desenvolvido para a triagem e internação hospitalar, traz rapidez e precisão aos atendimentos médicos, prezando pela segurança do paciente e do profissional da saúde. O desenvolvimento do equipamento foi iniciado em 2014 pela Toth Lifecare, startup integrante do ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).
Para auxiliar no combate a Covid-19, um mecanismo desenvolvido no Smart Check identifica os pacientes infectados pelo vírus, funcionando como um modelo de pré-triagem e auxiliando na chegada dos pacientes aos hospitais. Caso sejam apresentados sintomas de infecção, medidas são tomadas para que o paciente não tenha contato com os demais. Um dos principais mecanismos utilizados para a identificação de sintomas é a medição da temperatura. Com recursos fundamentais para a identificação de sintomas do Coronavírus, a Smart Check foi desenvolvida antes mesmo da pandemia. O monitor foi pensado em conjunto com o Hospital São Lucas da PUCRS (HSL) e financiado pela Finep/MCTI (Financiadora de Inovação e Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), investimento fundamental para a conclusão do projeto, que diminui os riscos de produção e viabilizou testes dos protótipos na emergência do HSL, até a aprovação pela Anvisa. “A triagem é realizada em setores de emergência, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Saúde (UBS), por exemplo. Quando o paciente chega com uma queixa temos que classificar ele em alto, médio e baixo risco e dar um desfecho. O monitor tem um software que faz essa classificação de risco, sugerindo ou auxiliando os profissionais de saúde nessa classificação. Para a internação, o Smart Check é usado para passar beira leito”, explica Eduardo Marckmann, CEO da Toth Lifecare e mestre em Economia pela PUCRS.
O monitor permite medir a temperatura, a frequência cardíaca, a pressão arterial, a glicose e a saturação de oxigênio de forma integrada, dispensando a utilização de diferentes ferramentas para cada necessidade. A Smart Check é conectada a um software que transmite todas as informações coletadas para um computador, por meio do Wi-Fi. “Fazemos a leitura de todas juntas, é muito mais rápido. Otimiza o processo e minimiza os erros. O equipamento tem uma tecnologia que é própria para fazer este tipo de monitoração, que é diferente de um paciente de UTI que fica constantemente monitorado. São desafios diferentes e o Smart Check foi projetado para isso. O monitor também tem uma tecnologia de transmissão de dados sem fio que evita erros de transcrição”, explica Marckmann.

De acordo com o CEO da Toth Lifecare, em menos de um minuto o monitor faz a medição e passa, automaticamente, os dados para o prontuário eletrônico do paciente. “É um equipamento mais robusto que o normal. O monitor tem um carrinho para transporte para ter uma mobilidade, sendo outro diferencial do equipamento. Já é nosso produto de linha. Como o ano passado foi o ano de início, a expectativa é vender mais de 200 monitores este ano. O projeto já está maduro, já virou produto e já foi certificado pela Anvisa”, conclui. Fabiano Hessel, professor da Escola Politécnica da PUCRS e coordenador do Grupo de Sistemas Embarcados, equipe que realizou o projeto da Toth, explica que o Smart Check foi desenvolvido com a capacidade de processamento de informações, não só de coleta. Para ele, os diferenciais do monitor estão presentes desde o desenvolvimento. “Ele foi concebido dentro do paradigma de internet das coisas. Além disso, ele traz um conceito que está se expandindo no mundo que é trazer o processamento para a ponta. O monitor é dotado de capacidade de processamento e não só na coleta de informações, como são os monitores tradicionalmente”, afirma.
Para Jorge Audy, Superintendente de Inovação da PUCRS e do Tecnopuc, o Smart Check atende demandas importantes para o enfrentamento do vírus. “A Toth é uma das empresas mais dinâmicas da área de saúde do ecossistema do Tecnopuc, constantemente focada em inovação e desenvolvimento de novos produtos. O Smart Check é um produto derivado de uma parceria da Toth com o Hospital São Lucas, com financiamento da FINEP, atendendo demanda específica para o enfrentamento da Covid-19. Este é mais um produto da Toth que foi desenvolvido desde a concepção até a entrega ao mercado pela qualificada equipe liderada pelo Eduardo Marckmann”, destaca o Superintendente.
Confira o vídeo de triagem da Smart Check aqui.
Sobre a Toth Lifecare
A startup surgiu em 2008, fruto da união de profissionais com ampla experiência na criação de equipamentos médicos. Estruturada no Tecnopuc, a Toth Lifecare tem foco na pesquisa e desenvolvimento de equipamentos médicos, sempre com o objetivo de oferecer ao mercado, aos médicos e, consequentemente, aos pacientes e consumidores, produtos seguros, confiáveis e inovadores.