Aquiris, Rede Calábria e Projeto Pescar oportunizam desenvolvimento pessoal e profissional

Yan Silva é o exemplo do que se pode alcançar com empenho e as oportunidades certas

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), está repleto de histórias inspiradoras de pessoas que conseguiram alcançar seus sonhos profissionais. Uma dessas histórias é de Yan Silva, jovem de 20 anos que conseguiu o emprego que tanto desejava como programador de jogos. Isso só foi possível através da colaboração mútua entre o Projeto Pescar, a Rede Calábria e a Aquiris, um dos principais estúdios de desenvolvimento de jogos do Brasil, integrante do Tecnopuc.

Em fevereiro de 2021, Yan iniciou o curso de manutenção de computadores no Projeto Pescar, no turno da tarde. “Isso mudou totalmente a minha vida, por exemplo, a questão da comunicação. Eu era muito tímido, não falava, e o curso me impactou bastante, ao ponto de eu mudar totalmente, ser protagonista”. Destaca Yan. Ao mesmo tempo, ele fazia o curso de programação de jogos na Rede Calábria, pela manhã. Os dois projetos despertaram o interesse dele pela área de games e a vontade de desenvolver jogos. 

No final do mesmo ano, em dezembro, Yan conversou com Letícia Batistela, presidente da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), que conta com uma unidade do Projeto Pescar, sobre seu desejo de trabalhar com games. A partir dessa conversa, ela entrou em contato com a Aquiris para conseguir uma vaga para o jovem. Durante dois meses, ele procurou vagas de programador, pois não tinha certeza de que conquistaria a vaga de emprego. Yan percebeu que precisaria de alguns anos de experiência para chegar a uma grande empresa e estava quase desistindo quando, em fevereiro deste ano, a Aquiris entrou em contato e começou o processo da sua contratação. “Eu fiz a entrevista com o Raphael Baldi, que é um dos diretores da Aquiris, e tudo começou a dar certo. Eu estava no emprego que eu queria, com as pessoas que eu queria”, destacou Yan.

Após dois meses como Jovem Aprendiz na Aquiris, Yan percebeu que a indústria dos games era totalmente diferente do que ele imaginava, muito mais complexa. Ele ainda não está trabalhando no desenvolvimento de jogos da empresa, mas aproveita todas as oportunidades de aprendizado para atingir seu objetivo. “Eu estou me sentindo bem à vontade na Aquiris, eles me acolheram muito bem, eu tenho liberdade para estudar e está bem incrível o emprego aqui”.

Israel Mendes, sócio fundador da Aquiris, diz que o papel da empresa no desenvolvimento de jovens como o Yan são dois: ser um ponto de inspiração, de referência para quem está começando e, formar os jovens talentos em um mercado que ainda não está tão desenvolvido no nosso país. “A Aquiris ao longo dos seus 15 anos formou muita gente. Eu costumo dizer que ela é um capítulo obrigatório na história dos jogos no Brasil”, completa Israel. 

Grato à Procempa, à Rede Calábria e à sua família, que segundo ele, lhe proporcionaram a oportunidade de realizar o que tanto almejava. O jovem Yan continua sonhando alto, idealizando desenvolver seu próprio jogo, num futuro próximo. 

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!