A Uniteg, startup integrante da comunidade Tecnopuc, utilizou a experiência adquirida durante as enchentes de maio no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Taquari, para auxiliar a administração pública de Valência, na Espanha, distante mais de 9 mil quilômetros do município gaúcho. A cidade espanhola enfrentou uma inundação histórica, que resultou em 216 vítimas fatais.

A parceria entre a startup e o poder público de Valência foi fechada após uma reunião estratégica ocorrida durante o Web Summit de Lisboa, evento realizado entre 11 e 14 de novembro. O encontro foi impulsionado pela Rede RS Startup e pela Uniteg, ambas membras da comunidade Tecnopuc, e contou com a participação da CEO da Uniteg, Francieli Librelotto; do diretor de Inovação da Cidade de Valência, Davi Rosa; e da gestora de projetos do Invest in Valencia Office, Virgínia Garcia Romero. Representando a Rede RS Startup, Emily Bittencourt mediou a reunião, na qual foi apresentado o software SAFE CITY, da Uniteg.
A plataforma SAFE CITY é uma solução inovadora focada na eficiência, transparência e impacto social para o gerenciamento de crises. Com a tecnologia, a expectativa é de que a gestão de crises em Valência seja aperfeiçoada. Para tanto, foi assinado um contrato de cessão de licença do software, de forma gratuita. Com o compromisso formalizado, o treinamento para uso da plataforma da startup pelos espanhóis já poderá ser iniciado.
“Estamos confiantes de que a solução SAFE CITY pode transformar a forma como as cidades gerenciam crises, trazendo mais eficiência e segurança para suas populações”, afirma Francieli. A CEO destacou que a plataforma se adapta às necessidades específicas dos municípios nos quais a tecnologia é aplicada. Desenvolvida a partir das demandas da prefeitura de Taquari, a SAFE CITY oferece um controle abrangente para gerenciar crises municipais nos seguintes aspectos:
- Gestão de pessoas e famílias por meio dados detalhados sobre renda e vulnerabilidade;
- Monitoramento de moradias afetadas, incluindo laudos de engenharia para priorizar a recuperação;
- Transparência nas doações, com controle desde a entrada até a distribuição dos recursos;
- Apoio logístico rápido e organizado, essencial para a resposta emergencial.
Próximos passos
Durante a reunião, o diretor Davi Rosa conectou a equipe da Uniteg com Gema Pallardo, coordenadora de projetos europeus, para avançar com o projeto na cidade espanhola. Nesta segunda-feira, 18, a formalização da parceria marcou o início da implantação do SAFE CITY em Valência. “Este é um exemplo de colaboração internacional que fortalece a busca por soluções tecnológicas para os desafios climáticos. Com o SAFE CITY, a Rede RS Startup, a Uniteg e o Tecnopuc mostram como a inovação pode transformar o enfrentamento de crises urbanas”, declara Emily.
A Uniteg conta com 22 colaboradores e um conselho de administração com cinco membros. Os representantes da startup permanecem na Europa até terça-feira, 19.