Alunos da Apple Developer Academy desenvolvem aplicativo para facilitar conexões entre ONGs e voluntários

Projeto foi desenvolvido a partir de desafio proposto pelo programa educacional

Criado em 2013, em parceria com a Apple, a partir da colaboração entre o Instituto Eldorado e a Escola Politécnica da PUCRS, a Apple Developer Academy tem a finalidade de capacitar alunos de diversas áreas para o desenvolvimento de produtos nas plataformas Apple. A Developer Academy, integrante do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), já viu grandes projetos serem criados pelos seus alunos. Em maio, deste ano, mais um deles ganhou vida e vem gerando impacto na sociedade. O aplicativo “Caravela” nasceu após um dos integrantes do grupo notar uma dificuldade que atingia as Organizações não governamentais (ONGs).

Santiago Gonzaga, neto da fundadora do “Vida Urgente: Fundação Thiago de Moraes Gonzaga”, uma das ONGs mais conhecidas de Porto Alegre têm como objetivo a conscientização e valorização da vida com foco no trânsito, percebeu que mesmo com todo o reconhecimento e prêmios que a fundação recebeu, ela ainda sofria para captar recursos e avançar com novos projetos.

A partir desta percepção, os estudantes Matheus Homrich, Santiago Gonzaga, Eduarda Kilppel e Lucca Molon fundaram o “Caravela”, que começou a ganhar forma para conseguir conectar as ONGs e voluntários de uma forma fácil e simples. “Nosso maior objetivo é facilitar as conexões entre as ONGs e os voluntários, ou seja, ajudar as ONGs na captação desse voluntários e também na captação de recursos, doações financeiras e de itens”, destaca Matheus. 

O projeto surgiu após o desenvolvimento do aplicativo para IOS. Além disso, o Caravela possui um site onde as ONGs podem criar seus perfis e ações, perfil no Instagram para divulgações, conexões e parcerias com as ONGs e a criação de conteúdo próprio, voltado para o voluntariado e ONGs no geral.

Atualmente, o projeto conta com 150 usuários no aplicativo e mais de 10 ONGs cadastradas, distribuídas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. Entre as ONGs gaúchas destacamos Pão dos Pobres, Voluntários da Fauna e Vida Urgente. “Nós gostamos de dizer que o Caravela não ajuda só ONGs, pois as ONGs ajudam a sociedade no geral, então de maneira indireta a gente acaba atuando nesse campo para ajudar a sociedade com esse projeto de impacto”, afirma Santiago.

O desejo de ajudar a sociedade está presente nos valores que movem o grupo, até mesmo o nome escolhido para o projeto traz esse significado. Caravela traz alusão ao animal marinho Caravela-portuguesa, uma espécie composta de diversos seres vivos que formam uma colônia e dão vida ao animal. O grupo tem esse mesmo pensamento, onde cada um faz sua parte e todos se ajudam para um bem maior. 

Após visitarem algumas ONGs e conhecerem o trabalho realizado por elas, os criadores do projeto seguem engajados. O grupo participou de uma palestra no Colégio São Judas Tadeu de Porto Alegre, onde falou diretamente para o núcleo de voluntários da escola.

O app está disponível para download nos dispositivos IOS.  Ele atende tanto as ONGs quanto os voluntários que desejam contribuir. As doações podem ser feitas através do aplicativo e o grupo ressalta que qualquer ajuda é importante, desde a indicação do aplicativo para alguma ONG, até o acompanhamento do trabalho feito no Instagram e a divulgação do projeto. 

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!