Adjust auxilia Hospital Ernesto Dornelles a aprimorar processos na emergência

Conexão entre hospital e empresa que vai melhorar jornada do paciente nasceu no BioHub

Foto: Comunicação HED

Resiliência Operacional é o termo usado para definir e explicar como uma empresa, instituição ou organização pode continuar operando em meio a alguma crise. Sabe-se que uma instituição conta com diversos colaboradores e áreas de atuação que interagem entre si. Em um hospital, a complexidade do funcionamento pode ser ainda maior. Pensando no conceito, o Hospital Ernesto Dornelles (HED) deu mais um passo para o aprimoramento da Resiliência Operacional em parceria com a Adjust Consultoria, integrante do Tecnopuc.  

O Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (CitS) do HED se conectou com a Adjust Consultoria por meio da atuação e participação de ambos no BioHub, hub de inovação em saúde do Tecnopuc. Em maio de 2023, a empresa iniciou o projeto analisando como os diferentes profissionais da emergência do Hospital atuavam no setor. Para a Adjust, os processos e a forma como a gestão é feita impactam no desempenho dessas organizações e instituições. A empresa trabalha com análises e metodologias que permitem compreender a realidade de cada instituição.  

Pensando nisso, a Adjust foi responsável por estudar e entender como estruturar processos de melhoria na jornada do paciente na Emergência do HED. “Identificamos potencial na Adjust para se tornar um parceiro que poderia agregar conhecimento acadêmico e tecnológico sobre Engenharia de Resiliência para a área de gestão em saúde, ou seja, um conhecimento embrionário nas organizações do setor. Neste momento, a Adjust está atuando nas oportunidades de melhoria apontadas pelo diagnóstico na Emergência do Hospital e também em um projeto para aplicação da Engenharia de Resiliência na área de Gestão de Riscos e Segurança da Informação do HED.”, comenta Luis Goulart, gestor do CitS. 

A partir das análises, entendeu-se a realidade do serviço de emergência no HED e quais aspectos influenciam na experiência do paciente durante o período de superlotação, em que o Hospital sinaliza com bandeira vermelha. A análise feita pela Adjust ocorreu nas áreas de triagem, consulta, exames, medicação, reavaliação e internação, resultando em um relatório com propostas a serem implantadas. “Quando íamos lá, notávamos que o Hospital estava sempre com bandeira vermelha. Fizemos a modelagem e buscamos entender quais fatores levavam o Hospital a estar naquela situação. Quando estávamos indo lá, em diferentes turnos, percebemos que nenhuma decisão em relação ao processo era tomada para que se saísse da bandeira vermelha e retornasse para a verde. Então, entendemos que poderia ser feito uma estruturação, baseada em Engenharia de Resiliência, para lidar com essa consequência indesejada”, explica João Freitas, diretor de operações da Adjust.  

Durante o diagnóstico, a empresa identificou alguns pontos de interesse a serem trabalhados como: chamamento dos pacientes da fila, encaminhamento no procedimento de exames e medicações, realização desses exames, atualização do prontuário do paciente, fluxo de informações entre andares, chamamento do paciente para a reavaliação e internação de pacientes estão entre os pontos de interesse para o aprimoramento. Agora, pós análise, a empresa trabalha para levar ao Hospital possibilidades de melhoria para os tópicos levantados.  

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