Projeto foi criado pela Escola de Direito da PUCRS

Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) está em constante evolução para ajudar as startups que fazem parte do nosso ecossistema nas mais diversas ocasiões, buscando novas oportunidades e gerando maiores benefícios para toda nossa comunidade. E o Tecnopuc Law é mais um exemplo disso.
O projeto do Tecnopuc Law nasceu do interesse da Escola de Direito da PUCRS de se aproximar do Parque. O agente de inovação da Escola, Prof° Ricardo Lupion, começou aos poucos a aproximação, através de um grupo de estudos voltado para a área das startups. Mas com a chegada da Pandemia da Covid-19, o projeto precisou esperar.
O retorno das aulas presenciais, neste ano, trouxe novamente o desejo de conexão entre a Escola de Direito e o Tecnopuc. Então, o Tecnopuc Law foi criado sob a responsabilidade do Prof° Lupion. O projeto tem como objetivo fazer os bolsistas de iniciação científica, mestrado e doutorado, participantes do projeto, auxiliarem as startups do Tecnopuc nas questões judiciais, assessorando-as na resolução de tais problemas. “Os nossos alunos conhecem o que é uma dor de um empreendedor, e um empreendedor que conversa conosco como se fossemos um médico de família. Às vezes acontece de alguém estar com um problema específico e encaminhamos para quem possa ajudar, mas a grande maioria conseguimos resolver. Nós qualificamos o nosso empreendedor para conversar com advogados, contadores e evitar certos erros. Damos muita informação e eles saem bem interessados e satisfeitos”, destaca o Prof° Lupion.
O Tecnopuc Law veio ao encontro da resolução da dificuldade que existia em fornecer os aparatos necessários para as startups em questões específicas de direito, trazendo assim uma maior vazão para este problema. O líder da área de startups do Tecnopuc, Rafael Chanin, destaca o quanto esse processo é importante e traz ainda mais amplitude para o trabalho feito com as startups do Tecnopuc. “A equipe do Prof° Lupion e a estrutura do direito conseguem olhar para o problema, mapear e dar o diagnóstico preciso para a startup. Assim nós conseguimos dar o subsídio para a startup resolver o problema, e não falar simplesmente para ela ir atrás e cuidar disso sozinha, porque a gente estava sem essa base de conhecimento”, afirma Rafael.
O projeto também traz muitas oportunidades para os bolsistas, como destaca Camila, orientanda do Prof° Lupion e chamada por ele para integrar a equipe. “O Tecnopuc Law é uma experiência incrível, porque normalmente as pesquisas são muito padronizadas e voltadas para leituras, e aqui nós temos um duplo aprendizado, de estar cara a cara com os empreendedores e entender as dores reais deles, e entender que a realidade não é exatamente igual de quando estamos lendo”, completa Camila.
O Tecnopuc está aberto a qualquer projeto criado por uma das 7 escolas da PUCRS, que assim como Tecnopuc Law, ofereça benefícios tanto para a nossa comunidade, quanto para aqueles que participem dessas iniciativas.