
Promover a tríade universidades-sociedade-mercado. Esse é o objetivo do concurso Rede Sapiens, cujas inscrições se encerram no próximo dia 31. A iniciativa do Pacto Alegre, articulada pela uMov.me Arena, conta com a curadoria da FAPERGS – Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS e da Reginp – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, e com o apoio de diversas universidades gaúchas, entidades setoriais e empresas.
O Pacto Alegre é uma iniciativa que une o poder público, a academia e a iniciativa privada em prol da inovação em Porto Alegre. O projeto teve início no ano passado, quando foi lançada a Aliança para a Inovação, uma parceria entre as principais universidades da Capital — UFRGS, PUCRS e Unisinos — e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
A proposta do curso é possibilitar a aplicação prática da produção acadêmica e dar visibilidade ao desenvolvimento da ciência no Estado. As inscrições são gratuitas. Os mestres e doutores interessados devem gravar um vídeo de até três minutos com linguagem acessível sobre os resultados de suas teses e dissertações, além de enviar o formulário disponível em www.umov.me/redesapiens. Para empresas, é possível entrar em contato com os autores dos trabalhos através de um formulário disponível na página de cada vídeo da vitrine. O grande objetivo dessa conexão é que cada pesquisa possa ser aplicada de maneira prática na vida das pessoas e das empresas.
“A única forma de promover um desenvolvimento sustentável é através do conhecimento científico”, conclui Luis Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, um dos apoiadores do projeto.