Após 40 anos de PUCRS, quatro como estudante e 36 como professor, Ricardo Bastos assume um novo desafio como secretário adjunto na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (SICT). Até então, Bastos atuava como Assessor da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e como professor da Escola Politécnica da Universidade. Doutor em Ciência da Computação e Mestre em Administração de Empresas, Bastos assumiu diversos cargos durante sua trajetória na PUCRS, como lembra o colega e amigo Jorge Audy, atual Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS: “Se eu pudesse definir esse período em uma palavra, seria integridade. Uma das pessoas mais íntegras que tive a oportunidade de conhecer. Vai fazer sempre parte da história como protagonista do que a Universidade construiu ao longo desses anos. Muito obrigado”, disse Audy.
A Gestora de Operações e Empreendedorismo do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Flavia Fiorin, reforçou o senso de colaboração e cooperação: “Muito obrigada, Ricardo, tu foste muito importante. Fica a sensação do senso de responsabilidade que carregamos para manter o nível de comprometimento. O Gestor de Negócios e Relacionamento do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, sintetizou: “Fico bastante emocionado. Tenho enorme felicidade de dizer que o Ricardo fez parte da minha entrada no ecossistema. Agradeço por todo legado e aprendizado”.
Julio Ferst, atual presidente da Assespro-RS e gestor do Tecnopuc em Viamão, destaca que a indicação de Bastos para a Secretaria fortalece a vontade de crescer do Estado. “É muito especial, com certeza. Ricardo, sente meu abraço e, se precisar, conte comigo sempre no desenvolvimento da ciência, pois essa é uma marca que fica na vida da gente. Essa marca que você coloca agora jamais será esquecida”, celebra Ferst. O colega Luis Humberto Villwock, professor da Escola de Negócios da PUCRS e Assessor de Inovação da Superintendência de Inovação (SID), comenta que Bastos sempre foi um parceiro com a palavra pausada, uma pessoa poderada: “Pude aprender e trocar muitas reflexões com o Ricardo, ele sempre foi muito propositivo, mas com muito cuidado. É um grande mestre que ganhei nessa Universidade”.
Eduardo Giugliani, diretor do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (Ideia) e professor da Escola Politécnica, também demonstrou sua gratidão pela convivência com o colega. “Deixo isso registrado e desejo muito boa sorte. Fiquei extremamente feliz ao saber da notícia. Conta sempre conosco”, celebrou Giugliani.Leandro Pompermaier, líder do Tecnopuc Startups e professor da Escoal Politécnica da PUCRS, agradeceu Ricardo por todas as conversas, sempre francas. “É uma forma agradável de conviver e aprender. Com certeza o Estado só ganha com essa nova posição”, reforça Pompermaier.
Ernani da Costa, que nos últimos 2 anos trabalhou ao lado de Ricardo estruturando o projeto Marcha, comentou que foi um período intenso e de muito aprendizado. “Com certeza a contribuição do Ricardo foi fundamental com a Marcha. A contribuição trouxe para a Marcha fica muito evidente. A diretoria sempre reconheceu e entendeu essa grande contribuição”, disse Ernani.
40 anos de PUCRS
Ricardo Bastos: “As palavras que vocês trouxeram me deixaram sem palavras. Muita coisa que me toca emocionalmente e profundamente. São depoimentos, são histórias que vivemos juntos. Muitas coisas foram construídas e a gente sempre teve liberdade de debate, contraponto, é importante. Isso é uma coisa que vocês têm dentro do ambiente de inovação da PUCRS e isso é fundamental. O contraponto tem que ser na troca de ideias e na construção, e na revisão de conceitos o tempo todo. Não existe nada mais importante do que a relação entre as pessoas. Os processos são fundamentais para facilitar as relações entre as pessoas. Todo o resto não faz a diferença sem as pessoas, o propósito. Vocês têm o nosso legado. O que mais pode querer ter um professor do que ter seus ex alunos como colegas e amigos? Como professor me sinto realizado porque tenho isso”.
Trajetória
Graduado em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), Mestre em Administração de Empresas – Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Foi Vice-Diretor da Faculdade de Informática, Diretor da AGT (Agência de Gestão Tecnológica) e Pró-Reitor de Administração e Finanças da PUCRS. Atuou, desde
1985, como professor, se aposentando como Professor Titular da Escola Politécnica e Coordenador do Núcleo de Pesquisa de Engenharia de Software da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desenvolveu diversos projetos em parceria com empresas e com financiamento de órgãos públicos. Os atuais interesses de pesquisa estão no campo da inovação e geração e financiamento de startups e engenharia de software.