Tummi é uma das selecionadas a participar de programa voltado a mulheres

A Tummi, startup que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e o Health Plus Inovation (HPIC),  uma parceria da Grow+ e da PUCRS, está entre as selecionadas para participar do Programa Mulheres Inovadoras. O Programa é uma iniciativa realizada pelo Finep e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e tem como objetivo estimular o crescimento de startups lideradas por mulheres e contribuir para o aumento da representatividade feminina no empreendedorismo. O Programa selecionou 30 empresas lideradas por mulheres que vieram das cinco regiões do País. 

Entre os negócios selecionados está a startup Tummi, liderada por Alessandra Morelle, médica oncologista e doutora em clínica médica pela PUCRS. Para ela, participar da iniciativa é uma oportunidade para apresentar o negócio aos avaliadores e mentores de alto nível. “O nosso objetivo é evoluir. Ter insights dos avaliadores, adquirir novos conhecimentos que são fundamentais para o sucesso de uma startup. Estamos muito felizes com essa oportunidade e por ser um programa focado em mulheres. Sabemos que, em geral, quando mulheres participam de programas que são mistos elas tendem a participar menos, muitas vezes por timidez, por falta de oportunidade de ser escutada. Então é muito gratificante ter a chance de discutir com outras mulheres, de conhecer outros projetos de empreendedoras, de trocar experiências, de se sentir escutada e acolhida”, conta Alessandra. 

A médica lembra que ao iniciar a carreira empreendedora teve a oportunidade de participar de um programa voltado para mulheres no Vale do Silício. “Foi uma experiência muito proveitosa justamente porque as mulheres têm essa conexão.  Temos habilidades de escuta, de soft skill que são formidáveis para startups. Precisamos nos ajudar e esse programa vem para isso. Esse mundo dos negócios, tecnologias e inovação ainda é muito masculino. Se sabe que as mulheres recebem menos investimentos quando são líderes de startups e isso precisa mudar. Então parabéns a Finep, sou grata pela oportunidade e muito feliz que o Tecnopuc esteja nos dando esse espaço e abrindo esses caminhos para que esses programas.”, conclui a médica. 

No ano passado as startups brasileiras tiveram um recorde no valor de investimentos. De acordo com o Female Founders Report 2021, estudo realizado pela Distrito, Endeavor e B2Mamy, somente 0,4% do total captado foi destinado a startups fundadas apenas por mulheres. Além disso, o mesmo estudo aponta que  9,8% das startups são fundadas ou cofundadas por mulheres, e muitos destes negócios não ultrapassam o estágio inicial por encontrarem dificuldades no processo de validação. 

Assim como o programa desenvolvido pelo Finep e pelo MCTI, o Women on the Road, iniciativa do Tecnopuc que conta com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), também visa colaborar para a mudança dessa realidade, promovendo o desenvolvimento de startups em estágio inicial, fundadas ou cofundadas por mulheres e provocando conexões que gerem oportunidades de negócio entre empreendedoras do ecossistema.

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!