O Farol Hub Social – liderado pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) – e a Fundação Gerações uniram forças para realizar o DUXtec, um programa de aceleração para jovens talentos de zonas vulneráveis de Porto Alegre. A partir da iniciativa, que é destinada aos jovens de 18 a 24 anos, os participantes serão estimulados a desenvolver habilidades de liderança, protagonismo, empreendedorismo e a pensar em soluções de impacto social para as comunidades onde vivem.
Ana Lúcia Maciel, coordenadora do Farol Hub Social, explica que a iniciativa já existe, mas é destinada aos jovens com outro perfil. “É um programa de formação de liderança jovem no Rio Grande do Sul que já roda há alguns anos. No ano passado, a Fundação Gerações manifestou vontade de destinar o DUX aos jovens da periferia”, explica Ana. Pensando em um novo modelo e coincidindo com a consolidação do Hub, o Tecnopuc e a Fundação Gerações se uniram para desenvolver o DUXtec.
O Programa não contará com inscrições prévias e processo de seleção, o ingresso se dará por indicações de centros de juventude das próprias comunidades que já conhecem os potenciais participantes. Isso acontece porque o DUXtec quer apoiar jovens da comunidade com perfil líder e empreendedor. A iniciativa está coletando as indicações de bairros como Restinga, Lomba do Pinheiro, Morro da Conceição, Bom Jesus, Mário Quintana e Cruzeiro. Destes, quatro organizações já indicaram jovens.
O objetivo é começar as atividades no mês de setembro. O programa acontecerá em quatro meses com cerca de 20 jovens como participantes. “Queremos convidar jovens a pensarem em soluções ambientais e sociais para suas comunidades, é um empreendedorismo social e de impacto. Para receber essa base de conhecimento, os jovens serão incluídos no Startup Garage. Nosso papel enquanto ecossistema é abrir as portas para eles. Queremos que a formação aconteça no nosso espaço físico e que eles possam acessar o que temos. Com isso, a visão do programa é trazer mais diversidade para o nosso ecossistema. Ampliar nossa cartela de empreendedores e poder diminuir as barreiras para esses jovens”, conta Ana.
De acordo com a coordenadora, o Hub trabalha com três frentes. A primeira engloba ações de formação de jovens. A segunda é o fomento de negócio de impacto social, e essa frente conta com o apoio do Tecnopuc Startups. A terceira via busca fomentar a liderança, inovação e empreendedorismo dos moradores da periferia, e é nesta frente que se encontra o DUXtec, o primeiro programa realizado pelo Farol Hub Social.
Para Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo, o programa é um ganho para os jovens e para o ecossistema. “Estamos animados com essa importante e representativa iniciativa do Hub Farol, especialmente, por ter um propósito muito alinhado à missão do Tecnopuc. Com certeza a iniciativa só tem a agregar ao nosso ecossistema de inovação”, conclui Flavia.
As empresas que integram o ecossistema do Parque são convidadas a participar e apoiar o programa de alguma forma. Os interessados podem fazer contato pelo perfil da iniciativa no Instagram @programaduxtec.