Neste ano de 2021, as Aceleradoras Ágil e Inclusiva completam dez anos transformando futuros. Para celebrar a década de atuação, será realizado um evento no dia 1º de dezembro, às 17h, no canal do YouTube da PUCRS. As aceleradoras são frutos de uma iniciativa entre a Thoughtworks e a PUCRS, com o objetivo de colocar em prática conceitos de relacionamento universidade-empresa, em prol da inovação e desenvolvimento alinhados com o impacto na sociedade. Atualmente, as aceleradoras Ágil e Inclusiva contam com a parceria da Globo e do Sicredi, sendo apoiadas pelo Farol Hub Social do Tecnopuc.
As aceleradoras oferecem programas de ensino na área da tecnologia, nos quais as pessoas estudantes têm a oportunidade de aprender sobre programação, design de experiências, testes de usabilidade, entre outros. Além disso, elas recebem incentivo financeiro, suporte nos equipamentos necessários para o aprendizado e, quando necessário, apoio psicológico e social com vistas ao seu pleno desenvolvimento. E tudo isso vem acompanhado pela atuação de times oriundos das empresas, alunos e professores da PUCRS que, coletivamente, planejam, executam e avaliam as atividades a serem desenvolvidas, gerando aprendizagens significativas para todas as pessoas envolvidas com o Programa.
Sobre as Aceleradoras
A Aceleradora Ágil surgiu com o objetivo de ensinar os primeiros passos em metodologias e programação ágeis a jovens e acelerar o processo de inclusão de grupos sociais mais vulneráveis. Já a Aceleradora Inclusiva nasceu como um desdobramento do Aceleradora Ágil e, além de ensinar os primeiros passos em metodologias e programação ágeis a jovens, busca acelerar o processo de inclusão de grupos sociais mais vulneráveis no mercado da tecnologia. Dentre os principais resultados dos programas se destaca a empregabilidade dos seus egressos, a inclusão de grupos diversos no mercado da tecnologia e o desenvolvimento de inúmeros projetos de pesquisa e desenvolvimento.
