
A multinacional Impinj, com sede em Seattle, no estado de Washington, Estados-Unidos, é a segunda empresa que contratou profissionais da CEITEC que tenham capital intelectual diferenciado no mercado e qualificação necessária para trabalhar nos projetos da empresa. A empresa, que desenvolve chips para tags e leitores, bem como software de identificação por radiofrequência (RFID) e vende a escala de bilhões de chips por ano, iniciou as operações em Novembro, no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).
O responsável pelo projeto da Impinj no Brasil, Laurent Courcelle, que trabalhou como gerente de Departamento da CEITEC, explica que as atividades realizadas pelos engenheiros que trabalhavam na estatal são semelhantes às da Impinj. “A operação da empresa em Porto Alegre é uma oportunidade que a Impinj enxergou para ampliar a sua atuação no mercado internacional. A empresa trará suas atividades de laboratório e projetos de design dos circuitos integrados, e o Tecnopuc oferece uma ótima estrutura para isso. O ambiente é propício para a realização das atividades da equipe”. Segundo Courcelle, a empresa contratou 19 engenheiros da CEITEC para trabalhar na operação em Porto Alegre. Nos próximos meses, o objetivo é aumentar o número de contratações.
O Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy, comenta que a chegada da americana Impinj é muito importante para todo o ecossistema de inovação gaúcho e brasileiro. “Este segmento tecnológico é fundamental para o desenvolvimento do país e saber que muitos dos profissionais que atuarão na empresa tem suas origem no CEITEC, que começou instalado aqui no Tecnopuc, tem um valor simbólico muito importante. Mantemos excelentes profissionais de classe mundial atuando e gerando riqueza na nossa terra. Nos tempos atuais isto é muito importante. Temos muito orgulho de receber no nosso Parque Tecnológico a Impinj, inserindo a empresa no nosso ambiente acadêmico de ensino e pesquisa, bem como no pujante ecossistema porto alegrense e gaúcho de inovação”.
Sobre a Impinj
Impinj ajuda empresas e pessoas a analisarem, otimizarem e inovarem, conectando remotamente bilhões de coisas do nosso cotidiano — como aparelhos, peças automotivas, bagagens e remessas — à internet. A plataforma Impinj utiliza RAIN RFID para conexão de dados relativos a itens em aplicações comerciais, industriais e domésticas, permitindo uma Internet das Coisas sem limites.