Foi diante de uma dificuldade que o empreendedor Felipe Delavi identificou a oportunidade de desenvolver uma solução tecnológica para a área da saúde. Em 2017, sua mãe teve um AVC e precisou fazer um tratamento de Neurofuncional, a especialidade da fisioterapia que age sobre desordens do sistema nervoso. Diante dessa situação, ele começou a procurar por clínicas de fisioterapia para ajudar no tratamento da sua mãe. Felipe fez aquela pesquisa básica no Google, mas não encontrou o que precisava com tanta facilidade. Ele reconheceu que as clínicas de fisioterapia não estavam tão inseridas no ambiente digital e isso acabou dificultando a sua busca. A sua experiência como desenvolvedor de sites e gestor de tráfego trouxe um olhar ainda mais atento para isso.
Na época em que sua mãe sofreu o AVC, Felipe estava operando a própria Agência Digital, especializada em desenvolvimento web, estratégias de tráfego e otimização de sites para o Google (SEO). O empreendedor identificou que essas clínicas precisavam se comunicar melhor com os seus pacientes no ambiente digital e começou a traçar estratégias para solucionar esse problema, imaginando que outras pessoas também tivessem a mesma dificuldade . Depois de encontrar a clínica para realizar o tratamento da sua mãe, indicada por um conhecido, Felipe reuniu um grupo de fisioterapeutas para entender melhor sobre essas dificuldades e, como resultado, desenvolveu um site de busca para conectar pacientes e fisioterapeutas de todo o Brasil. Na plataforma Nafisio é possível localizar fisioterapeutas de 14 regiões do país e fazer a busca por especialidades, como a fisioterapia neurofuncional, pélvica,esportiva, cardio, pélvica, respiratória e geral.

Informações do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), apontam que, atualmente, o Brasil possui mais de 240 mil fisioterapeutas. A Nafisio entra no mercado para ser uma solução de gestão enxuta e personalizada para os profissionais regidos pelo COFFITO. “A meta aqui é descomplicar a rotina de gestão e finanças dos profissionais, para que eles possam focar no que mais importa: tratar e encantar pacientes”
Felipe conta que quando começou a desenvolver a plataforma não sabia como monetizá-la, para manter o projeto rodando e implementar mais soluções. Então, em 2020 ele levou o seu projeto para o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), por meio do programa Road, que visa desenvolver startups. Atualmente a startup faz parte do ecossistema do Tecnopuc e trabalha no desenvolvimento de mais serviços para os fisioterapeutas, como a criação do sistema de gestão para prontuários eletrônicos, gestão financeira e agendamentos dos pacientes. O projeto da Nafisio, tem o apoio da Fioterapeuta Débora Dornelles Côrrea que, desde o início, faz parte do time e contribui para o desenvolvimento e aprimoramento da plataforma, para assim atender melhor às necessidades dos profissionais que utilizam a tecnologia.
Para o empreendedor, o Tecnopuc está sendo um precursor de transformação pessoal e profissional. ”Empreender é um desafio diário, mas quando temos um ecossistema com pessoas que se apoiam e se incentivam mutuamente, o gás para fazer acontecer não tem fim. O Tecnopuc proporciona muitas oportunidades e conexões de negócios, além das parcerias e amizades que ajudam a trilhar esse caminho no empreendedorismo.”
Na semana que vem, o Tecnopuc, com o apoio do Sebrae, estará com o Felipe no Rio Innovation Week, o mais completo encontro de inovação e tecnologia da América Latina.
Segundo a Analista de Inovação e Desenvolvimento do Tecnopuc Satrtups e advisor da Nafisio, Jéssica Rodrigues, essa será uma ótima oportunidade para conexões e interação com outros players do mercado. “O Felipe é um empreendedor muito dedicado, interage dentro do ecossistema, eventos e oportunidades do Road e realmente se dedica para Nafiso, uma startup com grande potencial de crescimento”.