
Em março de 2021, um email comunicando sobre a abertura de inscrições do Startup Garage, programa do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), chegou até Carlos Nunes, mestrando da Escola de Negócios da PUCRS. Esta única mensagem foi o suficiente para despertar seu interesse em desenvolver uma ideia de negócio. Carlos compartilhou a oportunidade com Alessandro Jacoby, Leandro Siminovich e a psicóloga Júlia Goldstein, todos egressos da PUCRS. Os alumni então se uniram ao processo de seleção do Garage para desenvolverem a ideia de negócio. A participação no programa resultou na criação da startup Mapping Me, uma plataforma de recrutamento e seleção que, através de Inteligência Artificial, mapeia a jornada de vida integral valorizando as soft skills que não aparecem nos CVs.
A solução da startup auxilia as empresas que querem mudar o mindset de aquisição de talentos, e pessoas que desejam aumentar seu autoconhecimento a partir da narrativa de sua vida. Alessandro Jacoby explica que a proposta da Mapping Me partiu do modelo de atração de talentos que tem como base uma visão limitada de cada indivíduo: o currículo que, segundo ele, não traduz todas as competências adquiridas ao longo da vida, mas sim algumas conquistas-chave profissionais. Alessandro ainda ressalta que o topo deste funil de vagas é ruim, falho, míope, nenhum CV traduz uma narrativa de vida. “Começamos a pensar em como traduzir esta vida de uma forma que não fosse burocrática e complexa para ambos os lados. Nosso foco era ampliar o topo do funil para que as empresas pudessem ter uma visão mais rica e comportamental de cada profissional. E uma solução para que as pessoas tenham uma oportunidade de autoconhecimento e enxergarem em que ponto do mapa de suas vidas profissionais elas estão. Foi aí que tivemos a ideia de utilizar imagens para isso. Ao invés de exigir longos questionários, poderíamos pedir imagens de experiências de vida que representassem vitórias, fracassos, desafios, gerando um mapa de (re) conhecimento através da abordagem Lifewide Learning”. Através da tecnologia da Mapping Me, imagens que tenham significado para as pessoas e para suas jornadas são analisadas e traduzidas em competências comportamentais.
A startup foi premiada com o 2º lugar no Startup Garage, e atualmente está no programa Road do Tecnopuc Startups, que ajuda no processo de teste da ideia de negócio. Nesse momento a Mapping Me busca aumentar sua base de interações para otimizar a inteligência de análise e conta com a comunidade acadêmica neste processo. Os mapas que a plataforma oferece são disponibilizados de forma gratuita a todos os participantes. Clique aqui e saiba quais habilidades e talentos você já desenvolveu durante a sua vida.