aDoc torna tecnologia acessível para escritórios e departamentos jurídicos

Lawtechs e Legaltechs são termos usados para tratar de startups que desenvolvem soluções para a área jurídica. De acordo com a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), o número de startups vêm crescendo significativamente nos últimos anos. A Associação foi fundada em 2017 justamente para pensar na conexão do direito com as novas tecnologias. Desde a sua fundação, houve um crescimento de 3.000% de Lawtechs e Legaltechs associadas. De acordo com o diretor executivo da AB2L, o mercado jurídico abre muitas portas, o que contribui para o crescimento desses negócios. 

Lucas Ruga, CEO da aDoc.

Essas startups também passaram a integrar o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Em janeiro, a aDoc chegou ao Parque para tornar a tecnologia acessível aos escritórios e departamentos jurídicos. O negócio se propõe a realizar a automação de documentos, transformando e facilitando o dia a dia desses ambientes. “Fazemos isso por meio de um software de automação de documentos. A ferramenta elimina todo o processo de entrar no Word, copiar e colar cláusulas, editar numeração, ajustar formatação e muito mais. Realizamos isso por meio de um questionário que é totalmente intuitivo e muito claro para quem está respondendo. Uma vez selecionadas as respostas, automaticamente se gera a versão final deste documento”, explica Lucas Ruga, CEO da aDoc e alumnus da Escola Politécnica da PUCRS. 

A aDoc é um software que “amarra” o processo de ponta a ponta. Desde o início da elaboração do documento, passando por um ambiente colaborativo para a negociação das cláusulas, até a assinatura eletrônica. Por meio de fluxo de trabalho e questionários inteligentes, a ferramenta padroniza as tarefas e garante a segurança em todo o  processo, com o tracking das informações. De acordo com Lucas, o uso do software traz ganhos na redução de tempo de elaboração dos documentos e no aumento de produtividade. “A plataforma tem diversos benefícios quando comparada ao processo de elaboração convencional. Muitas vezes se leva de 30 a 40 minutos na elaboração de certos documentos, como petições e contratos. Pela plataforma, é possível realizar esse processo de 2 a 3 minutos. Todas as questões, como notas de rodapé, cabeçalho, espaçamento, fonte, numeração, entre outros, saem padronizadas, o que elimina o retrabalho de revisão”, conta. A ideia de negócio surgiu em 2019, e com a parceria da Avvoka, startup inglesa do setor jurídico, o negócio foi fundado no ano seguinte.  Hoje, a aDoc conta com 15 clientes pagantes, sendo a maioria escritórios e departamentos jurídicos. 

Além da automação de documentos, outras soluções também vêm sendo desenvolvidas pela equipe. “Estamos em fase de lançamento de uma solução própria, voltada ao mercado de Propriedade Intelectual. Apesar de não ter relação com a área de automação de documentos, é um nicho importante da área jurídica também. Percebemos que esse universo é gigantesco e carente de soluções que atendem as reais necessidades do cliente e geram valor nos seus negócios”, completa. 

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!