Startup é uma das cinco premiadas em evento

A Pix Force, participante do primeiro Ciclo de Aceleração do BanriTech, programa que conta com a parceria do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), recebeu o troféu na categoria Mais Inovadora no South Summit Brazil, que ocorreu entre os dias 4 e 6 de maio, em Porto Alegre. As vencedoras da competição de startups foram divulgadas no último dia de evento. A Pix Force desenvolve soluções para a interpretação automática de imagens e vídeos. Com a ajuda de inteligência artificial, a ferramenta transforma imagens captadas por câmeras, drones e satélites em informações e dados.
Para Daniel Moura, CEO da startup, a premiação no South Summit Brazil confirma que a Pix Force está no caminho certo. “Foi uma experiência única, principalmente pelo South Summit ter sido na nossa Porto Alegre. Outra coisa marcante foi notar o apoio dado a todas as startups pelos diferentes agentes do ecossistema de inovação: hubs, governo, aceleradores, investidores e clientes. Cinco anos atrás, quando começamos a Pix Force, esse apoio era raro, hoje o Rio Grande do Sul está realmente pronto para despontar como um estado exportador de tecnologia para o Brasil e o mundo”, comenta Moura.
De acordo com o CEO, o próximo passo da startup é levar as soluções para fora do Brasil. Para ele, a participação no programa de aceleração do Banrisul foi um dos impulsos para o negócio. “Gostamos muito de acelerações que tem o cliente como protagonista, isso porque é uma oportunidade de gerar negócios e discussões sobre o mundo real. Outro ponto relevante foi ter a marca de peso do Banrisul ao lado da nossa. Assim como empresas tradicionais, as startups também precisam se preocupar com suas marcas”, completa.
Das cinco ganhadoras da competição de startups, três são gaúchas. Além da Pix Force, a Bank, que faturou o prêmio de grande vencedora da competição, e a Aprix, que venceu na categoria de Melhor time, levaram o troféu. A startup brasileira Solubio e a espanhola Genially completaram o pódio.
Para Tiago de Abreu, analista de inovação e desenvolvimento do Tecnopuc, o aproveitamento e as conexões geradas durante o ciclo de aceleração foram importantes para a startup estar entre as vencedoras. “A Pix Force soube aproveitar muito bem a força do ecossistema ao se conectar com diversas empresas e parques tecnológicos como o BanriTech, programa de aceleração do Banrisul no ciclo 2021, e o Tecnopuc. Muito além da Tecnologia, a Pix Force também soube montar um time incrível com talentos da região”.
A gerente executiva da Universidade Corporativa do Banrisul, Bruna Travi, destaca o papel do programa e o contentamento em ver a startup levar o trofé. “Ver a Pix Force no palco, entre as premiadas, nos enche de orgulho. A startup passou pelo primeiro ciclo de aceleração do BanriTech e essa premiação nos ajuda a saber que estamos no caminho certo, fomentando o ecossistema e auxiliando no crescimento dessas empresas.”