Innovation Camp e HackaTchê reuniram mais de 100 jovens participantes

A Junior Achievement do Rio Grande do Sul (JARS), a Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT) e a Secretaria do Estado da Educação (SEDUC) promoveram a Semana da Inovação e Educação em Porto Alegre. O evento ocorreu em paralelo ao South Summit Brazil com o objetivo de aproximar os jovens do empreendedorismo e da economia criativa. A Semana da Inovação beneficiou mais de 100 estudantes da rede estadual. A ação foi realizada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e contou com dois eventos, o Innovation Camp e o HackaTchê.
O Innovation Camp foi desenvolvido pela JARS, a iniciativa teve o objetivo de motivar estudantes a encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto. Organizados em equipes, os alunos contaram com a ajuda de mentores do Tecnopuc Startups para o desenvolvimento da ideia. Essa ação recebeu 60 estudantes do ensino médio e egressos de Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Viamão, Gravataí, Alvorada e Ivoti. Nessas cidades, a JARS já realiza projetos voltados à inserção, qualificação e preparação de jovens para o mercado de trabalho. Aline Néglia, diretora da JARS, destaca o orulho de participar da ação no mesmo ano em de indicação da Junior Achievement WorldWide ao Prêmio Nobel da Paz. “É uma honra estarmos juntos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul nesta jornada que apresenta aos jovens o futuro do trabalho e habilidades necessárias para construção de carreiras na nova economia. Estamos cientes de que participando ativamente no processo de educação empreendedora de estudantes em diferentes municípios do estado estamos criando, no presente, o Rio Grande do Sul do futuro”, afirma

Já o HackaTchê, que visou outro público, teve a final no South Summit Brazil. A ação contou com alunos da rede estadual que se dispuseram a pensar em soluções inovadoras e tecnológicas para problemas do cotidiano. A ação foi promovida pelo Governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT) e da Secretaria do Estado da Educação (SEDUC), em parceria com a JARS.
Os vencedores do HackaTchê são o grupo AutomatISE, da Escola Villordo de Moraes, de Itaqui, na Fronteira Oeste do Estado. A ideia do projeto é automatizar o processamento de fotos e informações de identificação dos alunos, partindo do sistema ISE, plataforma de gestão da Seduc onde são inseridos os dados dos estudantes da rede pública gaúcha. Ao todo, 94 projetos se inscreveram na iniciativa, seis trabalhos chegaram à final realizada no Tecnopuc e três foram selecionados para a apresentação no South Summit Brazil.
A professora Jaqueline Vieira, que acompanhou o grupo, ressalta a satisfação de poder participar e acompanhar os alunos durante a Semana da Inovação. “Quando chegamos no Tecnopuc não tínhamos a noção de como tudo era gigantesco. Não falo só de estrutura física, mas dos profissionais que nos cercavam durante essa imersão fantástica que vocês nos proporcionaram. O que mais nos despertou interesse foi os talentos, as ideias que tivemos e o privilégio de conviver com pessoas geniais. Nossos alunos, com certeza, vieram mais confiantes de que é possível fazer a diferença na comunidade e ser reconhecido por isso”, complementa a professora.
Para Jorge Audy, superintendente de inovação e desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, as iniciativas foram grandes destaques na semana. “Os três finalistas, escolhidos no dia anterior ao início do evento no Auditório Talento Empreendedor no Tecnopuc, apresentaram suas soluções no South Summit como gente grande, de chorar de felicidade. Acredito que estes jovens nunca mais serão os mesmos, eles viveram uma experiência única que vai inspirar suas trajetórias pessoais e profissionais no futuro”, conclui o superintendente.