Estudantes desenvolvem projetos durante dois dias guiados por três desafios
Neste ano, a Maratona de Inovação da PUCRS (MIP), voltou a ser presencial. Na 4° edição, a MIP reuniu mais de 80 estudantes, nos três turnos. Durante os dois dias do evento, 09 e 10 de setembro, os alunos desenvolveram projetos norteados por três desafios:
● Cidadania: inclusão social, geográfica e econômica.
● Representatividade: diversidade e pluralidades.
● Bem-estar: integridade física, mental, social e espiritual
Durante os dois dias de MIP, os participantes foram guiados por metodologias ativas e uma dinâmica intensiva de inovação inspirada em hackathons, eventos oriundos da área da tecnologia em que inovadores encontram formas simples e originais de resolver problemas que impactam o mundo. A metodologia foi elaborada e facilitada pelo IDEAR – Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS. “O IDEAR tem como objetivo fomentar o empreendedorismo de forma transversal, para todos os estudantes da PUCRS, a partir do desenvolvimento das competências empreendedoras, e a MIP é uma oportunidade dos estudantes se experimentarem em um contexto de resolução de problemas e interação com equipes interdisciplinares, uma vez que os grupos são formados pela nossa equipe, com integrantes de várias áreas do conhecimento”, comenta a Profa. Ana Cecília Bisso Nunes, coordenadora acadêmica do IDEAR.
Durante os dois dias de evento, os estudantes foram inspirados a resolver problemas propostos por alguns integrantes e parceiros do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), como HardFun, Centro Social Marista (Cesmar), DB, ImpactPlus, WebMed e .. Os Agentes de Inovação das escolas da PUCRS e os membros da equipe da Getnet, BioHub, Wisidea, Grow+, FabLab e ImpactPlus também estiveram mentorando os times durante a MIP.

A Maratona foi marcada pelo engajamento e participação dos alunos da Universidade. De acordo com Flavia Fiorin, gestora de operações e empreendedorismo do Tecnopuc, na PUCRS, os estudantes são tocados pela vivência do Parque em todas as etapas da formação profissional. Segundo a gestora,
os Agentes de Inovação das Escolas são o ponto de contato permanente entre os estudantes e o Tecnopuc. “Nessa edição da MIP, as organizações Tecnopuc atuaram na construção de cases a partir das suas realidades sobre a temática ‘Inclusão e pertencimento para todas/os’ para desafiar os participantes na construção de soluções inovadoras. Durante as mentorias, os participantes também interagiram com profissionais dos hubs e empresas do Tecnopuc”, explica Flavia.
Guilherme Lehmen, membro do Tecnopuc Startups e um dos coordenadores da MIP deste ano, destaca a interação entre alunos que a Maratona proporciona. “O evento foi para muitos a primeira oportunidade de trabalhar com pessoas fora da sua linha de formação e de desenvolver e apresentar uma ideia de negócio”, acrescenta Guilherme.
As também responsáveis pela coordenação do evento, Profª Ana Cecília Bisso Nunes e Gabriele Jeffman, ambas da equipe do IDEAR, concordam que a Maratona de Inovação da PUCRS é uma oportunidade para os estudantes se conectarem com colegas de outras áreas do conhecimento, trabalharem em equipe e desenvolverem as competências necessárias para transformar ideias em ação. Segundo Gabriele, “Buscar novas formas de entregar valor para problemas reais, trabalhar com pessoas diferentes e muito networking foram as motivações que trouxeram os estudantes para a MIP 2022. A conexão e o engajamento dos alunos nesta edição foi inspirador e nos fez perceber o quanto sentimos falta da presencialidade! Empreender, como sempre falamos no IDEAR, realmente é ser a melhor versão de nós mesmos.”. A Profª Ana Cecília complementa que “O mais emocionante deste final de semana foi ver pessoas de várias áreas do conhecimento encontrando propósitos e desafios que os unem e descobrindo formas de, juntos, impactarem a sociedade em que vivemos.”.
Conheça os projetos destaques da Maratona em cada categoria
Representatividade – diversidades e pluralidades: O destaque da categoria foi o grupo Auto Mobile, formado por Gabriely Vianna, Paula de Oliveira, Rafael da Silva e Renata da Rocha Lima.
Bem-estar – integridade física, mental, social e espiritual: ConnectPharmacy, equipe de Eduardo Fontana, João Panassol, Leonardo Boff e Vinicius Soares.
Cidadania – inclusão social, geográfica e econômica: Quack, projeto de Caio Vanni, Gabriella Zanetti, Matheus Machado, Julia Schneider, Bernardo Quadros e João Facin.
Além das três categorias, os grupos também foram premiados pelo Voto Popular e pelo prêmio da Agência Experimental de Engenharia de Software (AGES). No Voto Popular, a Auto Mobile recebeu o destaque. A Amparo, formada por Breno Gomez, Guilherme Zorawski, Katia Isse, Laura Pedron, Marina Yamaguti e Vitor Colombo, recebeu o prêmio AGES, assim como a ConnectPharmacy.
Sobre a MIP
A MIP é um evento anual realizado em parceria com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), com o Laboratório Interdisciplinar de Inovação e Empreendedorismo (Idear) e com as Escolas da PUCRS. A iniciativa faz parte da trilha de empreendedorismo da Universidade destinada aos estudantes de graduação, o Track Startup. A Maratona tem o objetivo de estimular o espírito criativo dos alunos de graduação da PUCRS, além de fomentar o potencial de geração de novos negócios e soluções inovadoras.
Após dois anos, a MIP voltou a ser presencial, com o apoio do UOL EdTech e do Sebrae. As últimas duas edições, em formato online, reuniram mais de 400 estudantes da Universidade.