Sismu leva cultura e a arte para o metaverso

Empresa irá conectar museus de Salvador através de galeria virtual

Pioneira na virtualização dos museus na América Latina, a Sismu atua no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor da economia criativa e integra o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). No início do mês de dezembro, a empresa conseguiu a aprovação do seu projeto “Museu Metaverso” junto ao Ministério da Cultura, com o objetivo de disponibilizar a plataforma da empresa e criar uma imersão no metaverso em 51 museus da cidade de Salvador, gerando assim, uma experiência totalmente nova na forma de se apreciar a cultura do Brasil.

A escolha de Salvador se deve por sua representatividade na história do Brasil, o Diretor de PD&I e vendas da Sismu, Leandro Arisi, destaca a importância da cidade para o cenário artístico do país. “Ela foi a primeira capital do Brasil, tudo que nós temos de cultural no país, passa por Salvador, se vamos levar pela primeira vez a cultura para imersão do metaverso, seria muito legal começar em Salvador. Nós vamos descobrir um novo Brasil dentro do metaverso através desse projeto”, completa Leandro. 

Os 51 museus estarão interligados, possibilitando uma experiência mais completa e abrangente de seus acervos. Muitas vezes, as peças estão separadas em diferentes locais e o projeto conectará tudo no mesmo ambiente, criando um circuito virtual único.

O projeto ainda receberá uma contrapartida social, que viabiliza a realização de um grande evento com a participação de 10 escolas da rede pública de Salvador. “Terá um workshop para os professores ligados à arte, pois estamos apresentando uma nova cultura, uma cultura digital, onde vai ocorrer toda a experiência do metaverso”, acrescenta Leandro. Também está marcado para o dia do evento a realização do primeiro leilão de arte digital da América Latina. 

Em paralelo ao “Museu Metaverso” a Sismu desenvolve outros projetos ligados à realidade virtual, entre eles, a entrega do Acervo Farroupilha no metaverso, durante os festejos da semana farroupilha, no Parque Harmonia. O acervo trará um olhar totalmente novo para a história e a tradição do Rio Grande do Sul.

O “Museu Metaverso” encontra-se numa etapa fundamental para o seu desenvolvimento, na qual busca a captação dos recursos por empresas patrocinadoras via incentivo fiscal pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. As empresas que estiverem no projeto, poderão expor suas marcas no metaverso dos museus e no evento para as escolas. A Sismu conta com a participação do ecossistema do Tecnopuc para captação de recursos, que tenham sinergia com a cultura e o desenvolvimento do Brasil, para atuarem em conjunto no projeto.

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!