Projeto Territórios Inovadores inicia na Vila Planetário

Novembro de 2023 marca o início do projeto na comunidade sob a consultoria de Santiago Uribe  

Medellín deixou de ser a cidade mais violenta para ocupar a posição de cidade mais inovadora do mundo. De acordo com Santiago Uribe, antropólogo colombiano que esteve na coordenação dessa transformação, as políticas públicas de Medellín são frutos da inteligência coletiva. Inspirando-se na metrópole colombiana, o Pacto Alegre, lançou, em 2022, o projeto Territórios Inovadores, com a consultoria de Uribe. A iniciativa tem objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da inovação e promover o desenvolvimento humano em sete comunidades de Porto Alegre: Morro da Cruz, Vila Planetário, Restinga, Mario Quintana, Bom Jesus, Ilhas e Vila Cruzeiro.  

O projeto dá início a uma nova fase, tendo a Vila Planetário como comunidade-piloto. César Paz, fundador do Ecosys e articulador do POA Inquieta e do projeto na Vila Planetário, explica que o primeiro passo é mapear e compreender os atores que compõe esse território. A partir disso, o grupo responsável poderá construir uma visão de futuro a partir do ponto de vista dos moradores daquela comunidade. “Queremos entender e olhar com empatia. Assim, poderemos reimaginar o futuro para essa comunidade e atuar para transformar e buscar recursos. Então, primeiro vamos enxergar as possibilidades, depois enxergar um futuro e, assim, construir um caminho para comunidade”, explica César.  

O anúncio da escolha da Vila Planetário ocorreu durante a reunião com os coordenadores dos hubs de inovação social do Pacto Alegre, no Hub Formô, no Morro da Cruz. Na ocasião, Mara Nunes, representante da Vila Planetário e presidente da Organização da Sociedade Civil Instituto Misturaí falou sobre a escolha. “Estou muito feliz e orgulhosa de começarmos esse trabalho com a Planetário. Se acontecer das pessoas virem que está dando certo lá, esse projeto vai além.  Para entrar em uma comunidade não é fácil, as pessoas ficam desconfiadas. Receber algo de graça causa mais desconfiança ainda. Hoje, as pessoas não têm como colocar crédito no celular, mas futuramente terão a oportunidade de estarem conectadas também. A Misturaí vai abraçar esse projeto e eu estou muito feliz com o convite”, afirma Mara.  

De acordo com o consultor do projeto, Santiago Uribe, Porto Alegre tem alguns macros desafios como educação e talentos, transformação urbana, ambiente de negócios, modernização da administração pública, qualidade de vida e imagem da cidade.  

 Entenda os próximos passos do projeto Territórios Inovadores 

Primeiro, o grupo liderado por César Paz irá conduzir a construção de visão de futuro da Vila Planetário. A partir desse trabalho de escuta, serão identificadas as dimensões de desenvolvimento a serem priorizadas. Com isso, será possível mapear os atores estratégicos, os equipamentos e a infraestrutura necessária para dar seguimento. A ideia do grupo é que o diagnóstico seja feito, também, com auxílio de jovens da própria comunidade. A expectativa é que no ano seguinte, no South Summit Brazil 2024, seja lançado o plano estratégico desse território inovador com algumas iniciativas concretas.  

 Quem faz parte 

O programa Territórios Inovadores é resultado de uma integração de esforços com o movimento colaborativo Pacto Alegre, no contexto da Aliança para a Inovação, que une PUCRS, Unisinos, UFRGS e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através do Gabinete de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de comunidades periféricas da Capital.   

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!