Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), WebMed, Thummi e Alora são exemplos de integrantes do Parque com soluções voltadas ao diagnóstico precoce, acompanhamento e melhora da qualidade de vida do paciente oncológico
Na última quinta-feira, 1º, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, na sigla em inglês), órgão relacionado à Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou dados que repercutiram amplamente: em 2050, o mundo terá 35,3 milhões de novos casos de câncer e 18,5 milhões de mortes pela doença. No Brasil, a estimativa é de 1,15 milhão de casos e 554 mil óbitos (98,6% a mais em relação aos ocorridos em 2022).
Os números alertam para a necessidade de uma atuação conjunta da sociedade em prol da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Startups e organizações que integram o Tecnopuc têm atuado no combate ao câncer. Conheça algumas das iniciativas.
WebMed

A WebMed, startup responsável pela ShortMed, plataforma de suporte ao diagnóstico precoce e conexão entre paciente e serviço de saúde em diferentes patologias, firmou uma parceria com o Hospital Ernesto Dornelles (HED) para auxiliar no diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Na prática, qualquer pessoa pode preencher um questionário online que identificará se ela apresenta risco para a doença e, em caso positivo, a conectará de maneira rápida a um profissional de saúde da rede pública ou privada – de acordo com os dados fornecidos pelo usuário.
A solução ShortMed foi criada em 2020 para identificar casos de burnout em profissionais da saúde durante a pandemia de Covid-19, devido ao fundador e CEO, Luciano Lorenz, ter entrado em burnout. Desde então, tem sido utilizada para rastreio de outras 16 patologias / áreas terapêuticas, com diferentes parceiros, e já encurtou o caminho entre diagnóstico e início de tratamento de 40 mil pessoas em 3 anos, período em que a plataforma teve 1,5 milhão de acessos.
Thummi

A Thummi é uma plataforma de monitoramento remoto para pacientes oncológicos que busca oferecer maior assertividade no tratamento. O paciente utiliza o aplicativo para registrar e organizar os eventos do dia a dia, como sintomas, sentimentos, efeitos colaterais e consultas. Todos esses registros são reportados em tempo real para a equipe médica – conforme a autorização do paciente. Além disso, o próprio algoritmo do aplicativo alerta sobre a necessidade de ir a uma emergência ou consultar a equipe médica imediatamente, em caso de o paciente relatar sintomas que necessitem dessa atenção. Esse acompanhamento permite ao paciente se sentir mais seguro e à equipe médica ter mapeada toda a jornada, o que torna o tratamento mais assertivo.
Criado em 2018 pelos médicos oncologistas Alessandra Morelle e Carlos Barrios, pelo pneumologista Carlos Eurico Pereira e pelo engenheiro de software Ronaldo Aloise Júnior, o aplicativo é gratuito aos pacientes e já ajudou no acompanhamento de mais de 5 mil pessoas em tratamento.
Alora

A Alora é uma startup especializada em cosméticos para pacientes oncológicos. Seus produtos previnem e minimizam os efeitos indesejáveis causados na pele e mucosa oral em decorrência da quimioterapia e radioterapia. A composição dos produtos é vegana e livre de substâncias tóxicas.
A startup foi fundada pelos farmacêuticos Patrícia Benvenutti e Luciano Marques Borges, após perceberem que a maioria dos pacientes relatava problemas relacionados à pele, entre eles ressecamento, coceira, descamação, sensibilidade, inchaço e dor nas mãos e pés durante o tratamento oncológico – o que, em muitos casos, resultava na interrupção do tratamento em função dessas reações.
Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC)

O IGCC é uma organização sem fins lucrativos criada a partir da experiência do City Cancer Challenge Foundation em Porto Alegre. Com atuação nacional, o instituto tem como missão apoiar cidades e parceiros na elaboração e implementação de políticas públicas, projetos e pesquisas que ajudem a diminuir a brecha existente com relação ao acesso aos melhores tratamentos de câncer.
Entre as ações deste mês, em parceria com a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), o IGCC promove um desafio relacionado ao Dia Mundial do Câncer (04 de fevereiro). Sabendo que a prática de atividades físicas é uma das mais eficazes formas de promover saúde e se prevenir de inúmeras patologias, entre elas, o câncer, uma das ações da campanha deste ano é um desafio para a prática de atividades físicas. Para participar, tire uma foto ou faça um vídeo praticando uma atividade física e poste na sua rede social marcando os amigos para fazerem o mesmo. Ao postar, utilize a hashtag #WCDBrasil e marque o @igcc.org.br, a @femama.brasil e o @worldcancerday.
O IGCC também está mobilizando as pessoas para que acessem o site www.femama.org.br/site/wcd/ e assinem a carta que será enviada ao Ministério da Saúde para que a nova Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (Lei 14.758/23) seja implementada com agilidade.