Insights do South Summit Brazil 2024 para agronegócio e foodtech 

Luis Humberto Villwock, coordenador do Celeiro AgFood Hub, compartilha os principais insights de três dias de evento

Inovação e tecnologia para os setores de agronegócio e alimentício também marcaram presença na programação South Summit Brazil 2024. Luis Humberto Villwock, coordenador do Celeiro AgFood Hub, o hub de agro e foodtech do Tecnopuc, participou dos três dias de evento e destaca os principais insights relacionados a essa área:

1. As mudanças climáticas trazem alterações em toda a cadeia produtiva. O impacto dos eventos climáticos, cada vez mais frequentes, na produção agrícola foram a tônica das discussões desse segmento. Elasaumentam os riscos de colheita, encarecem o crédito e exigem novas estratégias de produção, apoiadas por tecnologia, e novos formatos de mitigação de risco, entre os quais está a implementação de seguros parametrizados.

2. Os bioinsumos são a chave para a segurança alimentar. A área de bioinsumos é extremamente visada para melhoria da segurança do alimento, tanto no desenvolvimento de promotores de crescimento na lavoura, como na área de fertilização e no combate às pragas e doenças.

3. A tecnologia é aliada para alimentos mais funcionais e saudáveis. As foodtechs potencializam a produção de um alimento mais funcional, que traga mais saúde, seja consumido in natura e responda às necessidades do mercado internacional.

4. As empresas devem estar atentas ao mercado de carbono. Apesar de indefinido no Brasil, as empresas já estão se movimentando para participar do mercado de carbono. Entre as ações que já devem ser realizadas, está, por exemplo, a geração de inventários de emissão de gases de efeito estufa, e a definição de estratégias para reduzir essas emissões.

5. A experiência do consumidor importa – e muito! Com estratégias omnichannel, as empresas estão se especializando em oferecer experiências para os seus públicos que vão além do consumo em si. Essa é uma realidade do mercado do vinho, por exemplo, em que os consumidores podem apreciar vinhos entre amigos em ambientes altamente selecionados – em sua cidade ou em roteiros por vinícolas, bem como fazer uma assinatura para receber em casa rótulos escolhidos por especialistas.

6. Agro é um campo favorável para startups. Exemplo disso é a vencedora da Startup Competition deste ano, a CROMAI (de SP), ser voltada para soluções de Inteligência Artificial para o agronegócio.

Sobre o Celeiro AgFood Hub 

É a vertical de agro e foodtech do Tecnopuc. Envolve empresas públicas e privadas, centros de pesquisa, startups e entidades profissionais e empresariais em uma comunidade articulada que colabora para o desenvolvimento de negócios inovadores e de alto impacto para a sociedade. Seu objetivo é conectar produtores rurais, fornecedores, cooperativas, agroindústrias, atacadistas, startups, pesquisadores e investidores dos segmentos de agro e food techs, onde estiverem.  

Outras notícias

Tecnopuc - Inscreva-se para receber nossa newsletter
Captcha obrigatório
Erro! Tente novamente mais tarde.
Seus dados foram enviados!

Atenção!
Para finalizar sua inscrição em nossa newsletter, solicitamos que faça a confirmação através do link enviado ao seu e-mail.
Atenção! É preciso preencher todos os campos obrigatórios!